STF deve definir hoje a tese final do julgamento sobre marco temporal

A sessão de hoje também será marcada pela última participação da presidente da Corte, Rosa Weber

STF deve definir hoje a tese final do julgamento sobre marco temporal | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje, 27 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) está programado para definir a tese final do julgamento que revogou o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. A sessão está agendada para começar às 14h. Na semana passada, por uma maioria de 9 votos a 2, o STF considerou o marco temporal inconstitucional. No entanto, a conclusão sobre outros aspectos em discussão foi adiada.

Entre os pontos a serem examinados durante a sessão desta quarta-feira, está a questão da possível indenização a particulares que adquiriram terras de boa-fé e se esse pagamento estaria condicionado à saída dos proprietários das áreas indígenas. Essa indenização abrangeria benfeitorias e o valor da terra para os proprietários que receberam títulos de terras do governo federal e estadual, títulos que deveriam, em princípio, ser considerados como terras indígenas.

Além disso, também pode ser discutida a proposta do ministro Dias Toffoli para autorizar a exploração econômica das terras pelos indígenas. Segundo essa sugestão, mediante aprovação do Congresso e dos indígenas, a produção agrícola e a exploração de recursos minerais, como o potássio, poderiam ser comercializadas pelas comunidades indígenas.

ROSA WEBER

A sessão de hoje também será marcada pela última participação da presidente da Corte, Rosa Weber, no plenário. A ministra deixará o tribunal amanhã (28) ao completar 75 anos e se aposentar compulsoriamente. A posse de Luís Roberto Barroso no comando da Corte será no mesmo dia. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES