STF forma maioria para dar cargo de Dallagnol a Hauly, e TRE-PR questiona

Para o tribunal paranaense, a cadeira deveria ser ocupada por um candidado do PL

Cargo de Dallagnol permanece sob controle do Podemos | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (09), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para ratificar a decisão do ministro Dias Toffoli de direcionar o cargo de deputado federal, que foi retirado de Deltan Dallagnol (Podemos-PR), para permanecer sob o controle do partido de centro-direita, mas agora sob chefia de Luiz Carlos Hauly.

A deliberação se opõe à defendida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que apontava Itamar Paim (PL) como o nome a quem a vaga devesse pertencer, visto que - segundo a votação nominal - nenhum dos candidatos do Podemos do Paraná conseguiu atingir 10% do quociente eleitoral nas eleições de 2022.

Leia Mais

Na última quarta-feira (07), em decisão preliminar (provisória), Toffoli compartilhou do entendimento apresentado pelo Podemos em reclamação destinada ao Supremo na segunda-feira (05), que questionava a ordem do TRE-PR. No texto, a legenda usou como argumento a decisão unânime da Corte, de fevereiro deste ano, que validou o artigo 112 do Código Eleitoral dispensando a necessidade de votação nominal como parâmetro para a suplência de deputados federais.

“Constata-se, assim, sem maiores dificuldades, que, para a definição dos suplentes da representação partidária, não se faz mister a exigência de votação nominal prevista no art. 108, equivalente a 10% do quociente eleitoral”, declarou Toffoli. O magistrado também autorizou “a imediata diplomação” de Luiz Carlos Hauly.

O ministro considerou correta a decisão do TRE-PR por entender que a validade dos votos colhidos por um candidato com o mandato cassado “deve ser tratada como se voto de legenda fosse: auxilia o partido a obter o quociente partidário, mas não dispensa os candidatos da obtenção de votação nominal correspondente à 10% do quociente eleitoral”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES