STF tem 3 votos para definir substituto de Deltan Dallagnol na Câmara

Enquanto TRE defende o direcionamento da vaga ao PL, Podemos pede que cargo continue com a legenda

Supremo julga decisão que definiu suplente de Dallagnol | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta sexta-feira (09) a decisão liminar (provisória) que definirá qual suplente vai ocupar o cargo de deputado federal deixado por Deltan Dallagnol, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconhecer que o ex-procurador cometeu irregularidades para concorrer às eleições de 2022. A deliberação ocorre em plenário virtual.

A liminar foi concedida pelo ministro Dias Toffoli nesta quarta (07). O magistrado teve uma visão do caso diferente da julgada pelo TRE do Paraná.

Leia Mais

Para o TRE, o suplente que deveria ocupar o posto é Itamar Paim (PL). O tribunal defende que, como nenhum outro candidato do Podemos atingiu a margem dos 10% do quociente eleitoral, a cadeira devesse ser direcionada ao Partido Liberal.

Até o momento, três ministros depositaram seus votos: Dias Toffoli (redator) e Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Todos se posicionaram a favor de Luiz Carlos Jorge Hauly ocupar a pasta perdida por Dallagnol.

Segundo Moraes, após a cassação do mandato do ex-procurador, o número de votos lhe dado foram considerados válidos para aproveitamento do partido Podemos, pelo qual o candidato concorreu.

"A vaga conquistada pela agremiação deve ser preenchida pelo suplente mais votado sob a mesma legenda, independente de votação nominal mínima, no caso, Luiz Carlos Jorge Hauly", relatou.

Manifestação do Podemos

O Podemos recorreu ao STF para que a vaga permanecesse com o partido. Toffoli concedeu a solicitação nesta quarta. Com isso, o posto fica provisoriamente sob comando de Luiz Carlos Hauly.

Na plenária de votação virtual, os ministros do Supremo votam de modo eletrônico. O prazo final do julgamento é até às 23h59 de sexta-feira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES