STF inclui despesas com inativos e IRRF no limite de gastos dos estados

Ação Declaratória de Constitucionalidade foi proposta pelo partido Novo

Ministro Alexandre de Moraes é relator do caso | Felipe Sampaio/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão unânime na sessão virtual encerrada em 30/6, confirmando a legitimidade das regras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que consideram os gastos com Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e com o pagamento de inativos e pensionistas no cálculo do limite de despesas com pessoal dos estados.

O partido Novo foi o autor da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 69, onde argumentava que diversos estados, municípios e tribunais de contas vinham excluindo os gastos com IRRF e inativos do conceito de despesa total com pessoal estabelecido pela LRF (Lei Complementar 101/2000) por meio de decisões administrativas, consultas e regulamentos. O partido solicitou, portanto, a declaração de constitucionalidade dos dispositivos da LRF relacionados a esse tema.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou a favor do pedido, explicando que o artigo 19 da LRF lista as despesas que não devem ser consideradas para o limite de gastos com pessoal. Desta forma, as decisões dos entes federativos que ampliaram a interpretação desse conceito ultrapassaram a competência legislativa da União para estabelecer normas gerais sobre direito financeiro (artigo 24, inciso I, da Constituição Federal).

O ministro destacou que o STF já havia reconhecido a obrigatoriedade de seguir os requisitos estabelecidos na LRF que orientam a metodologia de cálculo do limite de gastos com pessoal durante o julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 584, enfatizando o caráter nacional da lei. Além disso, mencionou a decisão na ADI 6129, na qual o Plenário considerou necessária a inclusão das despesas com inativos e pensionistas, bem como do imposto de renda retido na fonte na composição dos gastos com pessoal.

Na mesma sessão virtual e tratando de um tema semelhante, o Plenário do STF também se pronunciou por unanimidade, declarando a inconstitucionalidade de um parecer do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) que excluía o IRRF do somatório dos gastos com pessoal. O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Luís Roberto Barroso, e acatou o pedido formulado pelo governo de Rondônia na ADI 3889.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES