STF retoma julgamento sobre defesa da honra em casos de feminicídio

O STF está analisando uma ação apresentada pelo PDT em 2021, que busca evitar a absolvição de homens acusados de homicídio contra mulheres

STF retoma julgamento sobre defesa da honra em casos de feminicídio | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 1º de agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento com o objetivo de proibir o uso da tese de legítima defesa da honra como justificativa para absolver condenados por feminicídio. A sessão está agendada para iniciar às 14h. 

Até o momento, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançou maioria com seis votos a favor de impedir a utilização da tese de legítima defesa da honra como argumento de defesa pelos advogados dos réus ou para justificar a absolvição pelo Tribunal do Júri. Ainda aguardamos os votos das ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia para a conclusão do julgamento. 

O STF está analisando uma ação apresentada pelo PDT em 2021, que busca evitar a absolvição de homens acusados de homicídio contra mulheres com base no argumento de que o crime teria sido cometido por razões emocionais, como uma traição conjugal, por exemplo. Na sessão de 30 de junho, antes do recesso de julho, a maioria no Supremo Tribunal Federal (STF) foi formada. Na ocasião, as ministras indicaram que também vão seguir a maioria.

Na época, a presidente do tribunal, Rosa Weber, comentou que o país tem histórico de normas que chancelaram a violência contra a mulher. "A mulher era uma coisa, era uma propriedade, por isso podia ser morta para lavar a honra do marido", afirmou.  

Histórico

Ao longo da história, a legislação brasileira previu normas que chancelaram a violência contra a mulher. Entre 1605 e 1830, foi permitido ao homem que tivesse sua "honra lesada" por adultério agir com violência contra a mulher. Nos anos seguintes, entre 1830 e 1890, normas penais da época deixaram de permitir o assassinato, mas mantiveram o adultério como crime.

Somente no Código Penal de 1940, a absolvição de acusados que cometeram crime sob a influência de emoção ou paixão deixou de existir. Contudo, a tese continua a ser utilizada pela defesa de acusados para defender a inocência. A decisão do Supremo possui repercussão geral e terá impacto em 79 processos sobre a mesma questão no país. 

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES