STJ mantém decisão do TCU e condena Deltan por diárias da Lava Jato

A condenação determina que ele ressarça os valores indevidamente gastos com diárias e passagens aéreas durante sua atuação na força-tarefa da Operação Lava Jato.

Ex-deputado é condenado pelo STJ | Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quarta-feira (7), por uma votação apertada de 6 votos a 5, manter a condenação do ex-deputado federal Deltan Dallagnol. A condenação determina que ele ressarça os valores indevidamente gastos com diárias e passagens aéreas durante sua atuação na força-tarefa da Operação Lava Jato. No ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) considerou que o modelo  usado para manter a força-tarefa foi causou um prejuízo de R$ 2,8 milhões aos cofres públicos.

Logo depois da decisão do STJ, a Justiça Federal em Curitiba acatou um pedido de liminar feito pelos advogados de Deltan e suspendeu a condenação. No entanto, o ministro Humberto Martins, do STJ, aceitou um recurso da União e determinou que o processo volte a tramitar no TCU. A decisão do STJ representa mais uma derrota para Dallagnol. Mais cedo, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido para suspender a decisão que cassou o mandato do ex-deputado.

Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade que Deltan Dallagnol tentou contornar a Lei da Ficha Limpa ao solicitar sua exoneração do cargo de procurador da República durante a tramitação de processos disciplinares abertos para investigar sua conduta na condução dos casos da Lava Jato. A defesa de Dallagnol alegou que ele estava apto a concorrer nas eleições.

Leia Mais

Na última terça-feira (6), a Câmara dos Deputados acatou a decisão do TSE e declarou a perda do mandato de Deltan Dallagnol. Nesta quarta-feira, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu  que a vaga deixada pelo ex-deputado na Câmara será ocupada por Luiz Carlos Hauly, do Podemos, pelo estado do Paraná. Hauly já ocupou diversos mandatos na Casa, mas não foi eleito no pleito de 2022.

A decisão de Dias Toffoli foi motivada por um recurso apresentado pelo Podemos para contestar a recontagem de votos realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná após a cassação do mandato de Deltan pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido argumentou que a vaga do ex-procurador da Lava Jato deveria ser ocupada pelo suplente da legenda, e não pelo candidato Itamar Paim, do PL.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES