STF volta a julgar descriminalização do porte de drogas

O caso não inclui a venda de drogas, que continuará ilegal independentemente do resultado

STF volta a julgar descriminalização do porte de drogas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, 24 de maio, após quase oito anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento de uma ação que aborda a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. É importante ressaltar que o foco deste julgamento não abrange a discussão sobre a venda das drogas, permanecendo essa prática ilegal, independentemente do desfecho.

Aqueles que defendem a legalização do porte de pequenas quantidades de drogas para uso pessoal sustentam que a criminalização viola princípios constitucionais, como o direito à privacidade individual. Além disso, argumentam que a criminalização não tem demonstrado resultados efetivos na redução do consumo e do tráfico, sugerindo que políticas públicas de prevenção, similares às adotadas no caso do uso de cigarros, seriam mais apropriadas. 

STF volta a julgar descriminalização do porte de drogas - Foto: Nelson Jr./STF

Por outro lado, oponentes da descriminalização acreditam que tal medida poderia levar a um aumento tanto do consumo quanto do tráfico de drogas, e argumentam que a saúde pública deve ter prioridade sobre os direitos individuais. Além disso, há questionamentos sobre se o STF seria a instância adequada para decidir sobre a questão, ou se essa decisão deveria ser de competência exclusiva do Congresso Nacional, por meio da aprovação de uma alteração na legislação atual.

Até o momento, foram contabilizados três votos favoráveis à descriminalização. O ministro Gilmar Mendes defendeu que essa medida deveria ser aplicada a todas as drogas. Por outro lado, os ministros, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin limitaram seus posicionamentos ao uso da maconha. 

O próximo a proferir seu voto será Alexandre de Moraes, o qual, em 2018, encaminhou o caso para novo julgamento. A ação encontrava-se paralisada desde setembro de 2015, devido a um pedido de vista feito pelo ex-ministro Teori Zavascki, que faleceu em um acidente aéreo em janeiro de 2017.

Outro aspecto em debate é se o Supremo Tribunal Federal (STF) estabelecerá uma quantidade específica para distinguir objetivamente o porte destinado ao consumo pessoal daquele com intenção de tráfico, critérios que podem ser adotados pela Corte mesmo que a criminalização seja mantida.  

(Com informações da BBC Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES