STJ condena à prisão conselheiro do TCE acusado de receber auxílio indevido

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou, por unanimidade, o ex-presidente do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), Henrique Manoel Fernandes Machado, pelo crime de peculato.

STJ julgou o conselheiro do TCE de Roraima | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou, por unanimidade, o ex-presidente do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR), Henrique Manoel Fernandes Machado, pelo crime de peculato. A pena foi estabelecida em cinco anos e quatro meses de reclusão, em regime inicial semiaberto. O conselheiro deverá ressarcir aos cofres públicos cerca de R$ 297 mil, valor que teria recebido indevidamente a título de auxílio-transporte.

Além da condenação penal, o colegiado decretou a perda do cargo de conselheiro da corte de contas, medida que já havia sido estabelecida em outra ação penal na qual o réu foi condenado à pena de 11 anos e um mês, também por peculato. O conselheiro deve ser mantido afastado das funções públicas até que a condenação transite em julgado.

Leia Mais

Outro réu condenado no mesmo julgamento foi Otto Matsdorf Júnior, ex-diretor de gestão administrativa e financeira do TCE-RR, que recebeu uma pena de quatro anos de reclusão, em regime aberto, substituída pela prestação de serviços à comunidade e pela limitação de circulação aos finais de semana.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), em 2015, durante o exercício do cargo de presidente do TCE-RR, Henrique Machado teria recebido valores a título de auxílio-transporte, referentes ao período em que ficou afastado cautelarmente do cargo de conselheiro, entre novembro de 2011 e julho de 2014. O MPF alegou que o recebimento dos valores durante o afastamento era vedado por lei estadual, e que o ex-presidente teria atuado em conjunto com o ex-diretor de gestão administrativa e financeira no processo administrativo que autorizou o pagamento das verbas, o que é proibido pela Lei Orgânica do TCE-RR.

O relator da ação penal, ministro Francisco Falcão, destacou que os réus não negaram o recebimento da verba, mas divergiram da qualificação como crime, argumentando que o repasse foi autorizado em procedimento administrativo e preencheu os requisitos legais. No entanto, Falcão apontou que prevalece, pelo princípio da especialidade, a lei estadual que veda o recebimento do auxílio-transporte durante o período de suspensão cautelar.

Além disso, o ministro considerou que o então presidente da corte de contas não poderia ter atuado no processo administrativo que deferiu o pagamento do auxílio-transporte retroativo a si mesmo. Falcão ainda ressaltou que o ex-presidente "usou maliciosamente o cargo que ocupava para buscar vantagem pessoal ao arrepio de lei expressa, maculando também a imagem do tribunal, além de provocar desfalque de centenas de milhares de reais".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES