STJ decide que Robinho seja preso imediatamente por crime de estupro; entenda

Corte Especial do tribunal definiu, por 9 votos a 2, que ex-jogador deverá cumprir, de forma imediata, sentença proferida na Itália, por crime de estupro.

Relator no STJ vota para Robinho cumprir pena por estupro no Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu, nesta quarta-feira (20), que Robinho, condenado na Itália por estupro, deve cumprir pena no Brasil. A sentença foi proferida na Itália e condenou o ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, a prisão pelo crime de estupro coletivo, em regime inicialmente fechado. O caso teve 9 votos a 2 a favor do entendimento do relator Francisco Falcão, que é pelo cumprimento da sentença italiana seja executada no Brasil.

O ministro Francisco Falcão, relator do caso, emitiu seu voto a favor da exigência para que o ex-jogador Robinho cumpra pena por estupro no Brasil. Ele ainda destacou em seu voto que o início do cumprimento da pena deveria ser feita de forma imediata, mas a corte ainda discute essa possibilidade. 

O ministro Raul Araújo discordou da avaliação de Falcão, e votou para que a condenação italiana não tenha validade no Brasil. Seguiu o mesmo entendimento o ministro Benedito Gonçalves.

De acordo com a Constituição brasileira, a extradição de brasileiros natos para cumprimento de penas no exterior é proibida. Portanto, como Robinho está no Brasil, a Itália solicitou sua prisão aqui.

É importante ressaltar que o STJ não irá revisitar a acusação contra o ex-jogador, ou seja, não reexaminará os fatos e provas do caso. O tribunal apenas decidirá se Robinho pode ou não ser preso no Brasil.

"Entendo que não há óbice constitucional para homologação da execução da pena. A sentença foi confirmado pelo tribunal de Milão, que é a autoridade competente. Houve trânsito em julgado da sentença condenatório. O requerido [Robinho] não foi julgado à revelia na Itália, estava representado", afirmou ministro.

O ministro defendeu a transferência da pena para o Brasil para que "não haja impunidade por causa da nacionalidade do individuo [Robinho]". Ele também afirmou que a não homologação poderia provocar problemas diplomáticos entre Brasil e Itália.

"Negar a transferência da pena pelo simples fato de ser brasileiro poderá acarretar consequências gravosas à relação Brasil e Itália com relação a execução do tratado", continuou o ministro do STJ



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES