Tensão entre Musk e STF respinga na Câmara e põe regulamentação das redes em risco

Enquanto o projeto de regulação das redes retrocedeu no Congresso, Dias Toffoli indicou a possibilidade de liberar para julgamento na Corte

Rodrigo Pachaco, Elon Musk e Roberto Barroso | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o empresário Elon Musk, proprietário do X, publicar uma série de críticas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um cenário de discordâncias entre Câmara e Corte se delineou. Enquanto o projeto de regulação das redes sociais retrocedeu no Congresso, o ministro Dias Toffoli indicou a possibilidade de liberar para julgamento uma ação que discute a responsabilidade das plataformas por conteúdos publicados até junho.

Musk reiterou suas críticas na madrugada de terça-feira (9), chamando Moraes de "ditador brutal" e insinuando sua influência sobre o presidente Lula (PT). Em resposta, o presidente brasileiro criticou indiretamente Musk, apontando que há bilionários focados em empreendimentos extraterrestres enquanto precisam se ajustar às realidades terrestres.

A postura contundente de Musk gerou reações divergentes. Na Câmara, há preocupação de que o clima de conflito atrapalhe o avanço do projeto de lei das redes sociais, que busca responsabilizar as plataformas por conteúdos ilegais. Diante disso, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), decidiu criar um novo grupo de trabalho para debater o tema e buscar um consenso mais amplo.

Enquanto isso, no STF, Toffoli sinalizou a possibilidade de avanço em ações relacionadas à responsabilidade das plataformas. Ele afirmou que o processo sob sua relatoria, que trata do Marco Civil da Internet, poderá ser julgado até o final de junho. Esses desdobramentos refletem a complexidade da regulação das redes sociais, com diferentes atores buscando encontrar um equilíbrio entre liberdade de expressão e responsabilidade na disseminação de conteúdos.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES