TRE Piauí testa as urnas que serão utilizadas nas eleições de outubro

O objetivo desses simulados nacionais é identificar falhas persistentes de hardware nas urnas eletrônicas, analisar suas causas e identificar soluções.

TRE Piauí testa as urnas que serão utilizadas nas eleições de outubro | Abdias Pinheiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) concluiu na última semana a sua participação no 10º Simulado Nacional de Hardware, evento de âmbito nacional, dirigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ocorreu entre os dias 16 de maio e 17 de junho de 2022. O objetivo desses simulados nacionais é identificar falhas persistentes de hardware nas urnas eletrônicas, analisar suas causas e identificar soluções.

Durante os simulados de hardware as urnas são preparadas, com mídias de carga e de votação, de modo semelhante aos procedimentos das eleições oficiais. Em seguida são realizadas votações simuladas, nas quais são operacionalizadas as seguintes atividades: impressão da zerésima, habilitação do eleitor, teste do leitor biométrico, votação simulada, em que se utilizam todas as teclas da urna e do terminal do mesário, impressão do boletim de urna e transmissão de resultados.

Leia Mais

Tribunal concluiu os testes na semana passada (Foto: Ananias Junior)Dos simulados nacionais de hardware participam, além do TSE, todos os Tribunais Regionais Eleitorais do País. A atual edição do Simulado possui uma relevância especial por ser o primeiro teste, em âmbito nacional, com utilização do mais recente modelo de urnas eletrônicas (UE 2020).

No TRE-PI os testes relativos ao 10º Simulado Nacional de Hardware ocorreram do dia 02 de junho e se estenderam até o dia 15 de junho. As atividades foram conduzidas pela equipe: efetivos e terceirizados, da Seção de Voto Informatizado (SEVIN), localizada no novo Fórum Eleitoral. Ao todo, foram testadas 509 urnas eletrônicas, incluindo os modelos 2009, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2020.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a participação ativa dos Tribunais Regionais em simulados anteriores têm garantido a identificação e a eliminação de erros críticos capazes de impactar as eleições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES