TRE-PR marca julgamento que pode levar à cassação de Sérgio Moro para fevereiro

Os partidos alegam que Moro obteve vantagem indevida na disputa eleitoral.

Senador Sergio Moro será julgado pelo TRE PR podendo perder o cargo | Evaristo Sá/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) agendou para o dia 8 de fevereiro o julgamento que pode resultar na cassação do senador e ex-juiz Sérgio Moro (União-PR). A decisão foi tomada pelo presidente da Corte, Wellington Emanuel Coimbra de Moura, nesta quarta-feira (31). O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, relator do processo contra Moro, liberou o caso para julgamento "na primeira data possível". 

O TRE-PR retoma suas sessões em 5 de fevereiro. O presidente da Corte optou por pautar o processo para a próxima semana, surpreendendo a equipe de Moro. Até a tarde de terça (30), o processo ainda não estava incluído em nenhuma das sessões. A expectativa dos advogados das partes era julgar o caso de forma presencial.

Contudo ainda há incertezas sobre o quórum necessário para julgar Moro. O tribunal atualmente possui três vagas em aberto: uma de titular e duas de substitutos. A validação de uma lista tríplice pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é necessária, sendo então encaminhada ao Planalto para que o presidente escolha os ocupantes das cadeiras. Este processo deve ocorrer também nesta quinta (1º).

Os desembargadores substitutos José Rodrigo Sade e Roberto Aurichio Junior, cujos mandatos terminaram neste mês, e a advogada Graciane Valle Lemos estão na disputa pela vaga de titular.

Acusação de abuso de poder 

Moro enfrenta duas ações que o acusam de abuso de poder econômico, movidas pelo PL e pela federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV e PCdoB. Ambas as ações, por tratarem do mesmo tema, foram unificadas e tramitam em conjunto.

Os partidos alegam que Moro obteve vantagem indevida na disputa eleitoral. Segundo eles, a pré-campanha do ex-juiz da Lava Jato teve um gasto superior a R$ 2 milhões, o que teria dado a ele uma vantagem injusta na corrida pelo Senado. Em dezembro, o Ministério Público Eleitoral defendeu a cassação de Moro.

Após prestar depoimento no processo, o ex-juiz da Lava Jato afirmou que as acusações não se sustentavam e descreveu o caso como um "castelo de cartas".

Caso seja condenado no TRE-PR, Moro provavelmente recorrerá ao TSE imediatamente. Seguindo os prazos estabelecidos pela Justiça Eleitoral, é provável que o caso do senador seja analisado em última instância até meados do ano, ainda no primeiro semestre.

Com informações da Folha



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES