TRE suspende julgamentos de doadores de campanha

O TRE aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para dar continuidade ao julgamento dos processos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu por unanimidade em sessão na manhã de ontem suspender todos os julgamentos de processos relacionados às doações de campanha. A decisão se deve a uma quebra de sigilo, por parte de um funcionário da Receita Federal, de 400 pessoas físicas e jurídicas que contribuíram com as doações para campanhas políticas. O TRE aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para dar continuidade ao julgamento dos processos.

A decisão foi baseada em uma defesa feita pelo advogado Marcus Vinícus Furtado Coelho. Segundo ele, a quebra de sigilo dos dados fiscais pela Receita Federal foi feita sem autorização judicial e sem o requerimento do Ministério Público. ?Por este motivo, o meio utilizado para obtenção das provas foi inconstitucional. O TRE aguardará a manifestação do TSE para saber se as provas apresentadas são ilícitas ou não?, explicou.

Pelo menos 400 processos de doadores de campanha, aguardam julgamento no TRE. O presidente do TRE, desembargador Raimundo Eufrásio, comunicou em plenário que irá encaminhar todos os processos já julgados pelo TRE para apreciação do TSE. A idéia é também aguardar a decisão do TSE para dar continuidade aos julgamentos. O TSE determina que a doação de campanha para pessoas jurídicas não pode ultrapassar o limite de 2% do seu faturamento bruto no ano anterior ao pleito eleitoral.

Sebastião Barros ? O TRE julgou nesta segunda-feira uma ação penal movida pelo Ministério Público contra o prefeito de Sebastião Barros, Geraldo Estáquio. A Corte reconheceu a denúncia e marcará uma data para o julgamento do gestor que é acusado de crime eleitoral previsto no Artigo 299 da Constituição Federal. (M.M)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES