TSE começa a julgar hoje ação que pode deixar Bolsonaro inelegível

Se for condenado, Bolsonaro ficará inelegível por oito anos e não poderá disputar as próximas eleições

TSE começa a julgar hoje ação que pode deixar Bolsonaro inelegível | Sergio Lima/AFP/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, 22 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciará o processo de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. O caso em questão refere-se à reunião ocorrida em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, na qual o então presidente atacou o sistema eletrônico de votação em uma conversa com embaixadores. Caso seja considerado culpado, Bolsonaro enfrentará uma pena de inelegibilidade por oito anos, o que o impediria de concorrer nas próximas eleições. 

Na ação em questão, o ex-presidente Bolsonaro foi acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido à transmissão da reunião pela TV Brasil. Após a realização do encontro, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou uma ação de investigação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Posteriormente, em uma decisão liminar, o tribunal ordenou a remoção das imagens da reunião das redes sociais e da transmissão oficial do evento, com base na percepção de que ocorreu divulgação de informações falsas e descontextualizadas sobre o sistema de votação. Em um parecer encaminhado ao TSE, a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) sustentou a necessidade de condenação de Bolsonaro. De acordo com o órgão, o ex-presidente compartilhou com os embaixadores informações falsas sobre as eleições.  

Durante o andamento do processo, a equipe de defesa de Bolsonaro argumentou que o caso não deveria ser julgado pela Justiça Eleitoral. Segundo a interpretação dos advogados, o encontro com os embaixadores ocorreu em 18 de julho, quando o ex-presidente não era oficialmente candidato nas eleições de 2022 e ainda não tinha obtido aprovação em convenção partidária. 

No início da sessão de julgamento, o ministro Benedito Gonçalves, relator do processo, procederá à leitura do relatório da ação, um documento que resume todas as etapas percorridas durante o processo. Em seguida, os advogados do PDT e de Bolsonaro terão 30 minutos cada para apresentar suas manifestações. Em seguida, será concedida a palavra ao vice-procurador Eleitoral, Paulo Gonet. O relator, Benedito Gonçalves, retomará então a leitura do seu voto.

Após o posicionamento do relator, os demais ministros passarão a votar na seguinte ordem: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e o presidente do Tribunal, Alexandre de Moraes. A expectativa é que o julgamento não seja concluído hoje. Além da sessão desta quinta-feira, o TSE reservou mais duas datas para analisar o caso, programadas para os dias 27 e 29 deste mês.

Caso algum ministro solicite um pedido de vista para suspender o julgamento, o prazo para devolução do processo para continuidade do julgamento é de 30 dias, podendo ser renovado por mais 30 dias. Considerando o recesso de julho nos tribunais superiores, o prazo poderia ser estendido para 90 dias.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES