TSE entra hoje na quarta sessão para julgamento de Jair Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta sexta-feira (30) o julgamento que pode levar à inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro

TSE entra hoje na quarta sessão para julgamento de Jair Bolsonaro | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, 30 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará o julgamento que pode resultar na inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro por um período de oito anos. A Corte iniciará a quarta sessão consecutiva dedicada ao julgamento dessa questão ao meio-dia.

O TSE está avaliando a conduta de Bolsonaro durante uma reunião realizada em julho do ano passado no Palácio da Alvorada com embaixadores, na qual ele fez críticas ao sistema eletrônico de votação. O encontro foi questionado em relação à sua legalidade pelo PDT. Na época, a reunião foi transmitida pela TV Brasil, uma emissora de comunicação pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Após três sessões de julgamento, o placar atual é de 3 votos a 1 a favor da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação para disseminar informações falsas com o objetivo de desacreditar o sistema de votação.

TSE entra hoje na quarta sessão para julgamento de Jair Bolsonaro - Alan Santos/PR

A próxima fase do julgamento será iniciada com o voto da ministra Cármen Lúcia. Se a ministra votar pela condenação de Bolsonaro, haverá uma maioria de quatro votos a favor da inelegibilidade. Em seguida, a votação prosseguirá com os últimos votos a serem proferidos pelos ministros Nunes Marques e Alexandre de Moraes. O plenário do Tribunal Superior Eleitoral é composto por sete ministros no total.

Até o momento, o único voto em favor de Jair Bolsonaro foi proferido pelo ministro Raul Araújo, que apresentou uma posição divergente e votou pela improcedência da ação contra o ex-presidente. O ministro entendeu que a reunião em questão não teve gravidade suficiente para resultar na condenação de inelegibilidade. 

“A reunião não foi tamanha a ponto de justificar a medida extrema da inelegibilidade. Especulações e ilações outras não são suficientes para construir o liame causal e a qualificação jurídica do ato abusivo. O comportamento contestado leva à inescapável conclusão pela ausência de gravidade suficiente”, concluiu. Ontem (29), Bolsonaro disse que espera um julgamento justo e sem revanchismo.

Por outro lado, o TSE já alcançou uma maioria de quatro votos pela absolvição de Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Todos os ministros que já se pronunciaram entenderam que Braga Netto não teve envolvimento com a reunião em questão. O nome do candidato foi incluído no processo pelo PDT, porém, os votos até agora indicam sua absolvição.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES