Vazamentos mensais de água em Teresina reduzem 42%

Abastecimento de água nas zonas rural e urbana de Teresina foi discutido em audiência pública na Câmara Municipal.

Audiência Públic | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vereadora Teresinha Medeiros (PSL) comandou audiência pública nesta segunda-feira, 20, na Câmara Municipal de Teresina para tratar sobre abastecimento de água nas áreas urbana e rural da capital.

A audiência foi proposta pelos vereadores Teresinha Medeiros, Capitão Roberval Queiroz, Elzuila Calisto, Luís André, Neto do Angelim e Paulo Lopes e estavam presentes o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado; diretor-executivo da Águas de Teresina, Fernando Lima; gerente jurídico da Águas de Teresina, Mariana Salim; presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE), Adolfo Nunes; gerente de Operações da Águas de Teresina, Murilo Formiga; representante da gerência de Saneamento Básico da SAAD Rural, Marcelo Miranda.

Na reunião, Teresinha Medeiros disse que a Câmara Municipal tem compromisso em buscar soluções para problemas da população e citou alguns relatos e reclamações sobre abastecimento de moradores das zonas urbanas e rural de Teresina. "Tenho acompanhado a situação das famílias da zona rural, temos poços a serem cavados por meio de emendas destinadas por mim e ainda hoje não fui atendida", disse a vereadora Teresinha, que fez um apelo à Prefeitura Municipal de Teresina para amenizar os problemas na zona rural.

Vereadora Teresinha Medeiros comandou audiência pública (Divulgação)

Águas de Teresina investiu aproximadamente R$ 1 bilhão

Presente na audiência, o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado, destacou a importância de reuniões como esta e comentou que escutar os problemas da população faz parte da política de gestão da empresa, que desde 2017 atua na capital piauiense e aplicou aproximadamente R$ 1 bilhão. "Cuidamos de toda parte urbana de Teresina definida em plano diretor e esse investimento deve dobrar nos próximos anos até conseguirmos universalizar parte de esgotos", explica, enfatizando que já foi universalizado o abastecimento de água. 

Ele afirma que Teresina tem acesso a água tratada, potável 24h. A Águas de Teresina tem metas estabelecidas com relação ao atendimento de coleta e tratamento de esgotos e essas metas são aferidas. "Temos preocupação com tudo o que ocorre no município e recentemente assumimos três núcleos urbanos que foram a Cerâmica Cil, a Usina Santana e Tabocas", esclarece.

Como empresa privada que busca eficiência operacional, a Águas de Teresina tem como foco a satisfação da população. "Temos preocupação social", disse, enfatizando que o saneamento é dinâmico e podem surgir novas demandas pelo caminho. "Estamos atentos à demanda, temos boa vontade e capacidade de investir para resolver problema que seja inerente ao contrato", diz.

Redução do número de vazamentos

O diretor-executivo da Águas de Teresina, Fernando Lima, explicou cada ponto apresentado na audiência pública e reforçou que a empresa investiu em modernização nas estações de tratamento, implantou adutoras, perfurou poços e resolveu problemas crônicos de abastecimento de água na cidade, a exemplo da região do Grande Dirceu. Segundo o gestor, Teresina vive processo de expansão e a empresa tem acompanhado essa evolução. 

Fernando Lima destacou que, em quatro anos de atuação, a Águas de Teresina reduziu o número de vazamentos de 6.000 para 3.500/mês. Agora, nos meses mais quentes do ano, a empresa reforça as equipes de atendimento e operação para atender a população. "Reforçamos o call center e permitimos uma comunicação rápida com nossos usuários", disse, enfatizando que a concessionária também trabalha com 400 lideranças comunitárias que informam sobre as demandas relacionadas ao abastecimento de água e esgotamento sanitário de seus bairros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES