Veja os principais pontos dos depoimentos que colocam Bolsonaro no centro do golpe

O sigilo desses depoimentos foi derrubado pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, expondo diversos trechos

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) | Breno Esaki/Metrópoles
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No desenrolar das investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, depoimentos à Polícia Federal (PF) revelam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conduziu reuniões com a cúpula militar para discutir a viabilidade de minutas com teor golpista. Segundo relatos, Bolsonaro buscava conferir "legalidade jurídica" a tais documentos, visando manter-se no poder mesmo após a derrota nas eleições.

BOLSONARO NO CENTRO: Os depoimentos colocam Bolsonaro diretamente no centro da trama golpista, revelando detalhes sobre suas interações com altos escalões das Forças Armadas. O sigilo desses depoimentos foi derrubado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, expondo diversos trechos que já haviam sido divulgados pela imprensa.

Entre os depoentes, destaca-se o ex-comandante do Exército, Freire Gomes, que afirmou ter sido pressionado a aderir ao plano golpista, mas recusou-se categoricamente. Gomes revelou ter participado de reuniões no Palácio do Alvorada nas quais Bolsonaro expressou interesse em uma ruptura institucional, reafirmando que o Exército não aceitaria tais atos.

Outros depoentes, como o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Jr., corroboraram a postura contrária ao golpe, deixando claro que não apoiariam qualquer tentativa nesse sentido. Baptista Jr. também mencionou pressões recebidas após sua recusa em participar do plano golpista.

O general da reserva Theophilo de Oliveira, por sua vez, afirmou não ter poder de decisão sobre movimentações de tropas e negou qualquer envolvimento direto com o ex-presidente Bolsonaro. Segundo ele, participou de encontros no Palácio do Alvorada por ordem de Freire Gomes, sem ter ciência do teor das convocações.

VALDEMAR NEGA: Já Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal, foi questionado sobre o apoio de sua sigla às suspeitas levantadas por Bolsonaro sobre as eleições. Costa Neto negou concordar com as alegações de fraude e ressaltou que orientou sua bancada a votar contra a implementação do voto impresso.

Para mais informação, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES