Vice-prefeito de direita se veste de drag queen em ação contra intolerância

Jan Jönsson explicou que decidiu se tornar uma espécie de “quadro” para drag performers, com o objetivo de defender a liberdade de expressão.

Vice-prefeito de Estocolmo se veste de drag | Robin Backman / Liberalerna Stockholm / AFP/Reprodução Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vice-prefeito de Estocolmo, Jan Jönsson, membro do Partido Liberal (centro-direita), viralizou nas redes sociais ao promover uma ação contra a intolerância ao se vestir de drag queen durante um encontro com crianças. 

Leia Mais

A motivação para essa campanha surgiu após críticas dos Democratas Suecos, partido de extrema-direita, contra drag queens que realizam leituras de livros para crianças em bibliotecas e participam de eventos no teatro principal de Estocolmo, como o político explicou em entrevista à Agência AFP. Essas atividades são realizadas no país desde 2017.

Jan Jönsson explicou que decidiu se tornar uma espécie de "quadro" para drag performers, com o objetivo de defender a liberdade de expressão e afirmar que todos devem ter o direito de se expressar livremente. Ele ressaltou que certos partidos políticos tentam restringir as liberdades dos outros, especialmente das drag queens.

O vice-prefeito espera que essa iniciativa faça com que as pessoas compreendam que a Suécia deve ser um país livre e que as restrições impostas a drag queens e outras formas de expressão são prejudiciais.

A controvérsia em torno do tema se intensificou quando o líder dos Democratas Suecos, Jimmie Åkesson, afirmou, em um debate televisivo em maio, que considerava "insano" o gasto do dinheiro dos contribuintes em sessões de leitura para crianças por drag queens.

Um vídeo publicado por Jönsson no Twitter mostra-o vestido como drag queen, com maquiagem, peruca estilo Marilyn, vestido florido e salto agulha. Nas imagens, o líder da centro-direita aparece cercado de crianças, lendo um trecho do livro "Os Irmãos Coração de Leão", da famosa autora sueca Astrid Lindgren..

Em suas declarações, ele ressalta que as histórias e as drag queens não representam perigo para as crianças, mas o populismo e a intolerância sim. Ele reforça a importância de promover um ambiente acolhedor e livre de preconceitos para crianças e adultos.

Além das declarações e do vídeo no Twitter, o vice-prefeito também se manifestou no Instagram, relatando a reação das crianças ao seu visual e enfatizando a importância de permitir que cada pessoa decida o que é divertido em sua vida, desde que não prejudique, ofenda ou force ninguém.

De acordo com o vice-prefeito, a intenção dessa ação e do debate gerado é mostrar como uma forma de arte, como o drag, está sendo demonizada sob o pretexto de ser prejudicial para as crianças, mas na realidade, busca-se tornar as pessoas LGBTQ+ e especialmente as pessoas trans suspeitas. Segundo o vice-prefeito, é uma tentativa equivocada de afirmar que as histórias realizadas nas bibliotecas da cidade de Estocolmo são prejudiciais às crianças. Pelo contrário, o gestor defende o programa intitulado "Bland drakar och dragqueens" (https://blanddrakarochdragqueens.se/), realizado nas bibliotecas da cidade desde 2017, tem atraído grande público e recebeu vários prêmios, incluindo o prêmio de Construtor do Povo do Ano de 2022. 

"A intolerância, a xenofobia e a homofobia, por outro lado, têm prejudicado os sonhos e ambições de muitas pessoas ao longo dos séculos. E isso não tem relação com drag queens", concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES