VÍDEO! Bolsonarista chama brasileiros de burros e compara QI ao dos macacos

O deputado Gustavo Gayer será alvo de processo que pode culminar na sua cassação.

Gustavo Gayer é alvo de ação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante sua participação no podcast "3 irmãos", o deputado federal Gustavo Gayer, do partido PL de Goiás e alinhado com o grupo bolsonarista, fez declarações provocativas, insultando os brasileiros e comparando o QI (Quociente de Inteligência) de parcela da população ao dos macacos.

O episódio do podcast foi originalmente transmitido no YouTube no dia 23 deste mês, mas ganhou destaque novamente nas redes sociais.

Leia Mais

"O Brasil está emburrecido. Aí você pega e dá um título de eleitor para um monte de gente emburrecida", disse.

Durante a conversa, o apresentador do podcast mencionou que alguns macacos possuem QI de 90, enquanto na África o QI médio é de 72. Essa afirmação foi utilizada pelo apresentador como base para sua opinião sobre a população. Gayer concordou, afirmando que não se pode esperar muito da população brasileira.

Além disso, o deputado declarou que todos os países africanos vivem sob "ditadura" e que a democracia não prospera no continente, alegando que é necessária uma capacidade cognitiva mínima para compreender a diferença entre o certo e o errado, o bom e o ruim.

Gayer também culpou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo apoio de pessoas supostamente "burras" a seu governo.

Reações e investigação por parte da AGU

Jorge Messias, advogado-geral da União, tomou a iniciativa de ordenar à Procuradoria-Geral da União (PGU) que analise as medidas jurídicas adequadas contra o deputado federal Gustavo Gayer, devido às suas declarações consideradas racistas sobre a capacidade cognitiva dos africanos. Messias se reuniu com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e ambos concordaram que essas declarações são inaceitáveis em um contexto democrático que exige o total respeito a todos os cidadãos, especialmente por parte dos agentes políticos, e reafirmaram o compromisso constitucional de igualdade racial no país.

Eles também ressaltaram que as palavras de Gayer podem se enquadrar no crime de racismo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES