Violência nas escolas: 225 pessoas foram presas e 756 perfis derrubados

O Ministério da Justiça informou ainda que durante esses 10 dias de trabalho com foco na segurança escolar recebeu 7.473 denúncias.

Flávio Dino anuncia balanço do trabalho do governo | Renato Alves/ Agência Brasília
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, divulgou um balanço do trabalho do governo nesta terça-feira (18), onde mostra que 756 perfis de redes sociais diferentes foram retirados do ar nos últimos 10 dias por serem apontados perfis que influenciam e estimulam ataques violentos em escolas por todo o Brasil.

Além disso, 225 pessoas foram presas ou apreendidas envolvidas nas ações. Flávio Dino não chegou a detalhar quais os conteúdos foram encontrados nesses perfis. Em 100 casos, houve pedido para que as redes preservassem o conteúdo dos perfis.

Os números divulgados no balanço desses 10 dias foram: 

- 225 pessoas presas ou apreendidas

- 694 adolescentes e adultos intimados a prestar depoimento em delegacias

- 155 buscas e apreensões 

 - 1.595 boletins de ocorrência registrados 

- 1.224 casos em investigação (esse número, vale ressaltar, não significa o total de possíveis ataques, e sim pessoas que de alguma forma divulgaram ou estimularam algo relacionado ao tema).

O Ministério da Justiça informou ainda que durante esses 10 dias de trabalho com foco na segurança escolar recebeu 7.473 denúncias. 

MEDIDAS

No último dia 12 de janeiro, o ministro apresentou medidas para reforçar a segurança nas escolas e combater a disseminação de ameaças por meio de plataformas virtuais. 

Entre os outros pontos apresentados por Dino estão a proibição para plataformas aceitarem novos perfis a partir de endereços já identificados como ameaçadores para escolas, o trabalho coordenado com delegacias de crimes cibernéticos para identificar material de apologia a ataques, o envio aos governadores de sugestões para a criação de comitês estaduais de segurança nas escolas, e a determinação de que plataformas sejam obrigadas a repassar ao delegado de polícia dados que permitam a identificação do usuário ou do terminal de conexão com a internet imediatamente a fim de facilitar as investigações da autoridade policial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES