Voto do Senado sobre marco temporal é negativo para toda a humanidade, diz relator da ONU

A discussão sobre o marco temporal tem sido central na participação do Brasil em diversos órgãos da ONU

Voto do Senado sobre marco temporal é negativo para toda a humanidade | Marcos Oliveira/Agencia Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

José Francisco Calí Tzay, o Relator Especial da ONU para os Direitos dos Povos Indígenas, expressou críticas à decisão do Senado de aprovar o marco temporal durante a votação ocorrida nesta quarta-feira. As informações são do colunista do UOL, Jamil Chade.

Tzay, enquanto apresentava seu relatório perante o Conselho de Direitos Humanos da ONU, interrompeu sua agenda previamente estabelecida para abordar detalhadamente a situação no Brasil. Ele elogiou a decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal) de rejeitar a tese do marco temporal na semana passada. Mas alertou que a situação "ainda é preocupante". "Fomos informados de que o Senado passou nova lei, infelizmente", disse. Segundo ele, isso não seria apenas uma questão para o Brasil.

A discussão sobre o marco temporal tem sido central na participação do Brasil em diversos órgãos da ONU. Hoje, durante a reunião, o Comitê de Direitos Econômicos e Sociais da ONU levantou questões sobre a situação do país e a recente decisão do Senado. "Qual é a dimensão desse problema", indagou o perito Michael Windfuhr à delegação do governo federal presente em Genebra.

Nas suas respectivas exposições, tanto o setor de Direitos Humanos quanto o de Povos Indígenas enfatizaram que a tese do marco temporal foi invalidada pelo STF. Ao UOL, Eloy Terena, secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, declarou que "o Supremo já a considerou inconstitucional". Agora, a questão está sujeita à sanção ou veto presidencial", afirmou o representante do Executivo.

"Não sabemos qual será sua posição. Mas, se ele vetar, volta para o Congresso, que então vai derrubar vetos. E, novamente, irá para o STF. Ou seja, a palavra final será do Supremo", afirmou Eloy Terena. Pare ele, o voto acelerado no Senado não foi uma forma de afrontar o STF. "Eles quiseram mandar um recado ao seu público, conservador e bolsonarista. Isso coloca mais uma vez a polarização entre Congresso e Supremo e joga cada vez mais o STF nessa condição de legislador. Não entendo isso como um ativismo judicial. O Supremo foi provocado", analisou.

Na ONU, as discussões sobre o marco temporal e a situação dos povos indígenas estão programadas para serem realizadas ainda nesta quinta-feira, focando no contexto brasileiro. No início desta semana, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos elogiou a decisão do STF sobre o marco temporal. No entanto, a entidade alertou que a garantia dada pelo Judiciário não é suficiente e expressou preocupação com a possibilidade de que projetos de lei em tramitação no Congresso possam impactar negativamente os direitos dos povos indígenas. Para a ONU, a mensagem ao Legislativo é a mesma enviada ao STF: "Não deve haver limitação para demarcação para terras".

(Com informações do UOL)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES