W.Dias vê “caráter ditatorial” em indulto concedido por Bolsonaro

“Temos ali uma decisão que é como se fosse uma afronta. Um poder afrontando o outro”, avalia o petista, que é um dos coordenadores da pré-campanha de Lula

Wellington Dias | Apoliana Oliveira/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos coordenadores da pré-campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-governador Wellington Dias (PT) classificou como “ditatorial” a decisão do presidente Jair Bolsonaro que, por meio de decreto, concedeu indulto ao deputado Daniel Silveira (PTB/RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal por ameaças aos ministros da Corte. 

— A decisão tem todo um aspecto ditatorial, revestida, como se fosse legal. Mas, na prática, temos ali uma decisão que é como se fosse uma afronta. Um poder afrontando o outro. Imagine se o presidente vai agora, toda hora, ter o julgamento de alguém como criminoso e o presidente dando indulto — avaliou Wellington. 

À Rede Meio Norte, o petista disse ainda que a decisão traz insegurança e “desorganização” ao país.

Em tese, vamos ter uma situação onde o crime compensa. Acho que ninguém pode pactuar, defender criminosos. O indulto é uma ação que tem outro objetivo, não esse — completou.

CASO DANIEL SILVEIRA

Daniel Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por incentivar atos antidemocráticos e ataques a ministros do STF. Foi ainda condenado à perda do mandato, à suspensão dos direitos políticos e ao pagamento de multa no valor de R$ 212 mil. 

Ontem, por meio de decreto, o presidente Jair Bolsonaro concedeu, por meio de decreto, a chamada “graça constitucional” ao deputado.

Em resposta, o partido Rede Sustentabilidade ingressou com ação no próprio Supremo contra o indulto concedido pelo presidente. Para a relatoria da ação foi sorteada a ministra Rosa Weber.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES