Wellington Dias diz que saída de pandemia para endemia é realidade

Governador disse que na próxima quarta-feira, provavelmente, vai ter posição do comitê científico e o Piauí vai fazer flexibilização de forma coordenada

Wellington Dias | Régis Falcão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na visita que fez à Casa do Cantador nesta sexta-feira, 4, em Teresina, o governador Wellington Dias falou que à medida em que outros estados já flexibilizem algumas medidas sanitárias de combate ao Coronavírus, no Piauí, ele defende a flexibilização de forma coordenada, seguindo  a ciência e as recomendações do Comitê Científico.

Leia Mais

"O Piauí vai seguir de forma coordenada para não correr riscos", disse Wellington, informando que na próxima semana, provavelmente, na quarta-feira, 9, vai ter uma posição do comitê científico, que reúne cientistas do Brasil e de outros países e conforme o posicionamento dos cientistas, o Brasil deve caminhar de uma situação de pandemia para endemia.  "Isso é realidade e o ideal é fazer isso de forma planejada", declara o governador

O governador declara ainda que o País vive uma fase já apontada pela ciência de que à medida em que o País se aproxima de 85% da população acima de 5 anos vacinada, há um maior controle sobre a doença. "Com a ômicron era prevista uma mortalidade elevada, mas a presença do número maior de pessoas vacinadas salvou mais vidas do que imaginávamos", comenta.

Com as orientações do comitê científico e de forma coordenada haverá mais seguranças para com as medidas adotadas e por volta do dia 15 de março é possível ter uma situação que permita um plano de saída da pandemia para fase de endemia. Dessa forma será possível liberar o uso de máscaras e também permitir maior número de pessoas em salas de aula.

Wellington Dias diz que Brasil vai seguir a ciência e flexibilização ocorrerá de forma coordenada (Régis Falcão)

Transição no Governo será segura

Ao ser questionado sobre sua desincompatibilização e de vários secretários estaduais, Wellington falou que há definições em andamento e um dado positivo é que assumirão pessoas que estão na equipe, o que evita situações de maior dificuldade.

"Queremos fazer a transição de maneira que não haja nenhum prejuízo na continuidade de ações e programas de cada área", diz, enfatizando que o momento é de pensar na população em primeiro lugar.

Reunião com ex-presidente Lula

A respeito da reunião com o ex-presidente Lula, Wellington diz que foi tranquila. "Ele está bastante otimista ao que pode ser feito pelo Brasil, há vários grupos de trabalho e diálogo com vários partidos. Este é um momento que exige muita responsabilidade não apenas para vencer uma eleição, mas principalmente para fazer uma bancada forte na Câmara e Senado para que possamos trabalhar projetos de reconstrução do Brasil", diz, destacando a importância de reconstrução de programas paralisados, quebra de relações entre poderes e relações internacionais. "Há necessidade de construir laços e fazer com que o País retome o caminho de desenvolvimento", comenta.

No cenário local, o governador disse que a base está de braços abertos para receber a deputada Teresa Britto. "Mas é uma decisão particular dela. Ela sempre atuou como oposição e precisa refletir bem sua decisão, mas se vier a fazer parte da base será recebida de braços abertos e com certeza será um ganho importante para o Piauí, pois sei da importância dela nesse processo e vamos conversar", informa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES