Zelensky é irônico após reunião com Lula fracassar e arranca risos no G7

Durante seu discurso no G7, Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou a necessidade de reflexão sobre as catastróficas consequências dos conflitos e a urgência de ações multilaterais para evitar a ameaça de uma guerra nuclear.

Volodymyr Zelensky foi irônico | Presidência da Ucrânia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao comentar neste domingo, 21 de maio, se havia ficado decepcionado pelo fato da reunião com o líder brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não ter acontecido por incompatibilidade de agendas, foi irônico arrancando risos dos jornalistas presentes. "Acho que ele é que ficou desapontado", pontuou  Zelensky após tentativa de reunião ser descartada.

Durante seu discurso no G7, Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizou a necessidade de reflexão sobre as catastróficas consequências dos conflitos e a urgência de ações multilaterais para evitar a ameaça de uma guerra nuclear. Lula alertou que o risco de um conflito nuclear está no nível mais alto desde a Guerra Fria.

Leia Mais

Lembrando o cenário de Hiroshima, marco histórico que representa a devastação causada por armas nucleares, Lula ressaltou a importância de refletir sobre os perigos atuais. Ele destacou que os mecanismos multilaterais de prevenção e resolução de conflitos já não funcionam adequadamente, tornando necessária uma revisão da abordagem global para evitar conflitos e promover a paz.

O presidente enfatizou que as armas nucleares não são fonte de segurança, mas instrumentos de extermínio em massa que negam a humanidade e ameaçam a continuidade da vida na Terra. Ele enfatizou o engajamento do Brasil nas negociações do Tratado para a Proibição de Armas Nucleares, expressando a esperança de que o país possa ratificá-lo em breve.

Alinhado com os princípios da Carta das Nações Unidas, Lula condenou veementemente o uso da força como meio de resolver disputas e manifestou repúdio à violação da integridade territorial da Ucrânia. Ele salientou que o diálogo é essencial para alcançar soluções duradouras e que é necessário criar espaço para negociações.

O presidente também chamou a atenção para os desafios à paz e segurança que se estendem para além da Europa. Ele mencionou a necessidade de promover a paz entre israelenses e palestinos, armênios e azéris, cossovares e sérvios, bem como a busca pela paz no Iêmen, Síria, Líbia, Sudão e outros locais de conflito. Lula ressaltou que esses conflitos merecem a mesma mobilização internacional.

Quanto ao Haiti, o presidente enfatizou a necessidade de agir com rapidez para aliviar o sofrimento da população, destacando que a situação no país é resultado de décadas de indiferença em relação às suas reais necessidades. Lula defendeu que o problema haitiano vai além da segurança e requer um enfoque no desenvolvimento.

Lula também ressaltou a falta de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas como um obstáculo à governança global. Ele observou que o Conselho está mais paralisado do que nunca e que alguns países ampliam a sua agenda, trazendo temas que poderiam ser tratados em outros espaços da ONU. O presidente argumentou que a atual configuração do Conselho não é capaz de lidar adequadamente com os problemas do passado, presente e futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES