Paulinha Abelha: Médico fala sobre como problemas renais levam ao coma

Em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, o diretor do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí, médico cardiologista Paulo Márcio, falou sobre o caso da cantora.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No final da noite de quinta-feira, 17 de fevereiro, a cantora Paulinha Abelha, de 43 anos, foi transferida para o Hospital Primavera, na zona Sul de Aracaju, para fazer novos exames renais, segundo a sua assessoria. 

Paulinha estava internada no Hospital Unimed desde o dia 11 de fevereiro após ser diagnosticada com problemas nos rins. Ontem, a cantora apresentou uma piora severa em seu quadro clínico e segundo a equipe da cantora, uma bactéria no cérebro foi a que levou ao coma.

Em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, o diretor do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí, médico cardiologista Paulo Márcio, falou sobre o caso da cantora. 

Médico Paulo Márcio falou sobre o caso da cantora em entrevista ao Bom Dia Meio Norte - Foto: Reprodução

“O que se tem de concreto nesse caso, o que se tem de relato de boletim médico que é o que a gente se apoia, é que ela foi vitima de uma infecção, não se descreveu ainda o local exato de onde essa infecção começou e no linguajar popular a infecção (sepse) se disseminou pelo corpo, na verdade não é bem a bactéria que se dissemina, é a inflamação que essa bactéria determina no organismo que se dissemina e aí quando se dissemina vários fatores importantes e ruins podem acontecer com o corpo, como por exemplo o rim paralisar, quando o rim paralisa a pessoa não pode viver sem rim aí tem que substituir o rim pela hemodiálise”, explicou.

O médico disse ainda que a principal causa de infecção disseminada é a infecção no pulmão que se tornou muito comum por conta da Covid-19, depois tem o rim e infecção na pele. “São os três principais órgãos que se infectam e que se disseminam. Infecção no sistema nervoso central, ou seja no cérebro, também provoca sepse? provoca, um órgão tão nobre quanto o cérebro também pode provocar sepse”, disse.

Em entrevista ao podcast Podpah, no último dia 09 de fevereiro, a cantora relatou um mal estar antes de entrar no estúdio. “Eu senti um passamento, um desmaio antes da entrevista. Mas nada que o Podpah não resolva, está tudo ótimo”, disse ela. 

Sobre esse sintoma, o médico relatou que já poderiam ser as manifestações dessa infecção no corpo da vocalista. “Infecção no corpo a primeira coisa que ela faz é baixar a pressão, a pressão da pessoa cai e quase que invariavelmente a pessoa está desmaiando, claro que não é uma infecção crônica, a pessoa não fica meses ou dias com a pressão caindo por conta de uma infecção, geralmente é uma coisa mais aguda, quando a pressão cai por conta da sepse é doença aguda. A sepse é a principal causa de morte em pacientes em UTI no mundo inteiro, estima-se 11 milhões de morte todo ano no mundo por sepse, é como se três estados do Piauí desaparecesse do mapa todo ano por conta de sepse. Tratá-la precocemente é um fator muito importante, na Meio Norte nós tivemos o caso do Mesquita que venceu a sepse com antibióticos, reposição do soro, tudo que se pode fazer. “Tratá-la precocemente é um fator muito importante, na Meio Norte nós tivemos o caso do Mesquita que venceu a sepse com antibióticos, reposição do soro, tudo que se pode fazer. Tratá-la precocemente é um fator muito importante, na Meio Norte nós tivemos o caso do Mesquita que venceu a sepse com antibióticos, reposição do soro, tudo que se pode fazer”, declarou.

Riscos

“Não houve a transferência dela para outro hospital rapidamente porque é um caso muito grave, há o risco da pessoa morrer dentro da ambulância. Quando você autoriza um transporte de um hospital para outro você tem que assegurar que a pessoa sai do hospital com vida. A chance dela se recuperar existe, a gente tem esperança, o fato dela ser uma moça nova, teoricamente saudável tudo isso interfere de maneira positiva, mas sepse em pacientes com hemodiálise a chance de mortalidade pode chegar até 90%”.

Sequelas da bactéria 

“Existem complicações locais dependendo de onde a bactéria se aloja no organismo se ela vai ficar só na capa do cérebro ou se ela entra para o miolo provocando um abcesso ela pode destruir estruturas neurológicas, se ela pega a região esquerda do cérebro ali esta a área da fala, memória, todo movimento do lado direito do corpo, apesar de ser do lado esquerdo, pega o movimento do lado direito , é uma região nobre, quando tragédias acontecem nessa região a pessoa fica muda, perde a consciência, perde a memória e perde o movimento do lado direito. Se pega atrás a pessoa perde o equilíbrio, se é na região da frente mexe com o comportamento, se antes era calmo, passa a ser agressivo , a gente precisa primeiro saber a localização”. 

Primeiras manifestações

“Temos que ver a história natural da doença, a sepse ela é rápida mas ela não é em um estalar de dedos, geralmente uma pessoa que está com infecção no pulmão está tossindo, está com infecção na garganta, quadros de febre e não valoriza, ou então aquela pessoa com infecção na urina está ardendo quando está fazendo xixi, quando pega nas costas dói na região lombar e aquela infecção é negligenciada. Aí de repente a imunidade da pessoa baixa e rapidamente a sepse acontece com toda a sua tragédia”. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES