Piauiense que sobreviveu a terremoto na Turquia pretende escrever livro

Guilherme disse que foi para a Turquia para ter uma experiência de ensino internacional para melhorar o seu trabalho como professor

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O professor piauiense Guilherme Aynerson , de 22 anos, que estava na Turquia quando aconteceu o terremoto que matou quase 40 mil pessoas, já está em Parnaíba, e na manhã desta quarta-feira (15), concedeu entrevista ao Bom Dia Meio Norte, contando como foi o dia do terremoto e sua chegada em Parnaíba.

Guilherme disse que foi para a Turquia para ter uma experiência de ensino internacional para melhorar o seu trabalho como professor e também para aprimorar o seu inglês.

"Eu fui para lá para ter uma experiência de ensino internacional, ver como as coisas funcionam fora do Brasil, para, inclusive, melhorar o nosso trabalho aqui, o meu trabalho como professor e também para melhorar o meu inglês, porque aqui a gente não recebe tanto turista de fora, então eu queria praticar, viver e me virar no inglês para depois poder utilizar de forma mais eficiente", disse.

O professor também contou que no momento do terremoto foi desesperador, não saber o que fazer, não saber para onde ir e não entender o que estava acontecendo. 

"É desesperador porque você não entende o que está acontecendo. Eu nunca tinha passado por isso. É uma sensação estranha, o solo todo se tremendo e você não ter estabilidade de nada, você não sabe se corre, se esconde, se fica onde está, então, é muito desespero. Foram dois terremotos, um às 4 da manhã e outro às 13h da tarde. No segundo, que eu já sabia o que estava acontecendo, o desespero foi maior", informou.

Sobre a volta para casa, ele disse que entrou em contato com a embaixada brasileira na Turquia e que retornou em um voo da FAB.

"Eu entrei em contato com a embaixada e eles falaram que não tinha nenhum plano ainda para retirada dos brasileiros, mas dois dias depois disseram que a FAB ia voltar com brasileiros, para tirar da zona de risco, aí me ofereceram, e no primeiro momento eu neguei, porque eu queria ficar lá para ajudar as pessoas e três horas antes de pegar o voo eu estava muito indeciso, mas acabou que decidi voltar e quando chegamos no Brasil, o Itamarati deu as passagens para as cidades, eu fui para Teresina e de lá peguei um ônibus para Parnaíba".

Professor publicou no seu perfil do Instagram sua chegada em Parnaíba - Foto: Reprodução/Instagram 

Guilherme disse que pensa agora em recarregar as energias e agradeceu por estar vivo e poder recomeçar. Ele também lamentou o ocorrido, pelas pessoas que ficaram lá, e pediu para que ninguém esqueça o que ocorreu lá.

"Eu não contei para ninguém, até porque minha avó estava muito preocupada e aí eu fiz isso, eu fui chegando, visitei a casa da minha prima, depois fui à casa da minha avó. E é bom estar de volta, dá para recarregar as energias e agradecer pela oportunidade de estar vivo e poder recomeçar, então eu me sinto mais pronto, para colocar minha cabeça no lugar e pensando no que posse fazer, e lamentando e sofrendo pelas pessoas que ficaram lá e não esquecer o que aconteceu lá, porque não passou e não vai passar tão cedo", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES