Laudo comprova que barragem particular teria contribuído para seca na Lagoa do Portinho

Laudo comprova que barragem particular teria contribuído para seca na Lagoa do Portinho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A luta contra a recuperação da Lagoa do Portinho continua em Parnaíba. Após enfrentar uma grande seca, o Ministério Público com o comando do promotor Antenor Filgueiras, titular da 1º promotoria de justiça de Parnaíba determinou uma investigação mais profunda nos locais onde existia a suspeita de concentrarem e desviarem as águas da Lagoa.

Nas diligências até os locais foram encaminhados profissionais do Ibama, vereadores, as polícias Civil e Militar e um professor da Universidade Federal especialista no assunto. Nesta quinta-feira (07/05), o professor Valdecir Galvão, que estuda há muito tempo a situação relatou em um laudo técnico comprovando que o que impede o curso das águas da Lagoa são realmente duas barragens.

“Ali está evidenciado que é uma barragem, eu já sabia disso porque já estava fazendo o monitoramento antes de eu entrar no terreno. Não passou uma gota de água até o dia que aquilo foi aberto. Eu tenho tudo notificado, tudo detalhado, foi um trabalho cientifico, sério, diferente do que a equipe do secretário vem fazendo, não souberam medir a capacidade que a lagoa tem hoje, a lagoa não está com 70% e sim com 24% e já está secando. No site do Semar eles não souberam nem identificar que tipo de lagoa ela é, disseram que ela é interdunar, lagoa interdunar é do tipo da lagoa dos lençóis maranhenses, ela tem uma geomorfologia totalmente diferente, ela recebe água do subsolo, se move conforme as dunas se movem, ela é uma lagoa conectada. O secretário afirmou que a barragem não afeta em nada o abastecimento da lagoa, ali é uma bacia, ela recebe tanto água da chuva como da nascente, é o principal canal da lagoa, como aquilo não atinge a lagoa? E não tem uma barragem, tem duas”, afirmou.

O professor foi enfático e determinou um período para a seca total da Lagoa. “A previsão é que entre outubro e dezembro aquela lagoa seca, a quantidade de água já está diminuindo, acredito que demora de 3 a 4 anos para lagoa voltar a sua quantidade normal de água se derrubarem a barragem”, disse o professor.

O promotor Antenor Filgueiras, responsável pela investigação do caso, afirmou que as diligências ainda estão sendo feitas. “Vamos continuar fazendo o que estamos fazendo com muita cautela sabendo que estamos tratando com órgãos do estado e particulares, mas tudo que o professor colocou no seu documento demonstra aquilo que já vínhamos pensando, esse inverno de 2015 nós ja perdemos, acredito também que a lagoa deva secar entre novembro e dezembro e nós vamos tomar providências para que toda a água destinada a lagoa volte a partir do inverno de 2016. Neste momento nenhum órgão e pessoa privada me encaminhou qualquer documento que justifique a construção daquelas barragens. Nós ja colocamos para todos os entes fiscalizadores no sentido que nos encaminhe, os prazos ja se encerraram e nada foi encaminhado. Eu sempre trabalho guardando o sigilo da investigação, e não vamos comentar o nome de nenhum proprietário das barragens”, declarou ele.

Matéria relacionada: Após fortes chuvas, Lagoa do Portinho volta a readquirir o seu volume de água

ASSISTA O VÍDEO:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES