Sextou às 13h? 'Short Friday' já é realidade; veja o que prevê a legislação

A tendência reflete uma mudança mais ampla no mundo corporativo em direção à valorização do bem-estar profissional

Empresas investem na "Short Friday" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Funcionários em todo o Brasil estão experimentando uma revolução na cultura de trabalho, com empresas como a farmacêutica Takeda e a Bayer implementando a política da "Short Friday" para promover o bem-estar e aumentar a produtividade. Marcus Vieira, gerente de treinamentos, desfruta do benefício começando seu "sextou" às 13h, graças à política que reduz a jornada de trabalho nas sextas-feiras.

Embora não haja regulamentação específica para o sistema, empresas que aderiram à "Short Friday" afirmam que não é permitido descontar as horas não trabalhadas dos salários dos funcionários. Cada empresa tem a liberdade de determinar o horário de liberação, a necessidade de compensação e a aplicação do benefício em diferentes áreas.

A tendência reflete uma mudança mais ampla no mundo corporativo em direção à valorização do bem-estar profissional. Victor Richarte, especialista em gestão de pessoas, destaca que isso não é uma questão geracional, mas sim um movimento em que os trabalhadores estão se posicionando diante das realidades organizacionais.

A implementação da "Short Friday" exige atenção às leis trabalhistas, mas empresas como a Takeda e a Bayer estão liderando o caminho ao oferecerem benefícios adicionais aos seus funcionários, como dias de folga extras e saídas antecipadas em vésperas de feriados. Essas medidas visam não apenas melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, mas também atrair e reter talentos em um mercado competitivo.

Embora a "Short Friday" não tenha uma regulamentação específica, é fundamental que os empregadores entendam suas responsabilidades legais ao implementar essa política. A advogada trabalhista Ana Gabriela Burlamaqui destaca a importância de formalizar o regime de compensação nos termos da CLT para garantir a sustentabilidade do benefício a longo prazo.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES