Impunidade nos crimes de trânsito tem batido recordes no Piauí

Só no ano de 2016 foram denunciados 200 crimes de trânsito.

A direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), divulgou informações atualizadas sobre o quadro clinico de Francisco das Chagas Júnior, idealizador do coletivo Salve Rainha e do jornalista Jader Damasceno, de 25 anos, ambos internados no local vitimas de um acidente de trânsito provocado pelo estudante Moaci Moura da Silva que dirigia embriagado, na noite de domingo, dia 26 de junho.

"O Júnior se encontra na mesma situação e está sedado, sedação profunda para tentar reduzir a atividade cerebral e assim a gente obter uma recuperação mais rápida e com sucesso. O Jader foi transferido no início da tarde para o Hospital São Marcos para realização de uma cirurgia na perna direita. Ele conseguiu uma condição estável para ser removido. Ele possui plano de saúde e agora será acompanhado neste Hospital", afirmou Gilberto Albuquerque.

Carros envolvidos no acidente
Carros envolvidos no acidente

Casos como este não são isolados em Teresina. A estudante Mariana Mascarenhas teve a vida interrompida aos 29 anos de idade, após ser atropelada por um condutor de uma Caminhonete que dirigia embriagado na zona Sul de Teresina. A jovem morreu no local. O acidente ocorreu há quatro meses e o condutor também está em liberdade. A família ficou revoltada, como conta Josefa Bezerra, mãe da vítima. 

"Eu sei que não foi feito o teste do bafômetro e foi preso por poucas horas. Eu não sei pr quanto tempo ele foi preso e se foi ouvido pela polícia eu também não sei. Ele pagou uma fiança de R$ 2.40, uma 'mixaria', porque não cobre. Eu não sei, não, meu Deus. Eu não tenho o quê dizer, não tenho nem palavras. Eu só sei que ele se encontra em liberdade, vivendo a vida dele e minha filha é quem está presa, debaixo do chão e minha neta sem a mãe, eu sem minha filha e o marido sem a esposa", afirmou Josefa. 

 Mariana Mascarenhas
Mariana Mascarenhas

Dia O9 de março de 2012. O médico Marcelo Martins de Moura foi acusado de matar 5 pessoas da mesma família em um acidente de carro na BR-343 entre Altos e Campo Maior. Ele trafegava bêbado na contramão da via e se chocou com o veículo onde estavam as vítimas. Após o acidente, o médico fugiu do local sem prestar socorro.

Marcelo Martins de Moura
Marcelo Martins de Moura

Dia 25 de maio de 2013. A biomédica Joysa Barros morreu em um acidente provocado pela colisão lateral de um veículo conduzido por um policial civil e o ex-prefeito da cidade de Nossa Senhora, Ronaldo Lages. O acidente aconteceu no cruzamento da Rua Angélica com a Avenida Jockey, na Zona Leste de Teresina.

Joysa Barros
Joysa Barros

De acordo com o Promotor de Justiça Plinio Pontes, este ano já foram denunciados ao Ministério Público cerca de 200 crimes de trânsito. “Desas , setenta ocorreram mortes no trânsito. Posso afirmar que a maioria desse universo se refere a embriaguez ao volante”, afirmou.

A delegada Casandra Moares, da Delegada de Repressão aos Crimes de Trânsito, explica que a pena para este tipo de crime é de 2 a 4 anos. “É um homicídio culposo, artigo 302. A regra é responder em liberdade. Então, o fato dele ter sido liberado por fiança não quer dizer que ele não vá responder ao processo. A regra, segundo o direito brasileiro, é responder em liberdade”, disse.



Fonte: Portal Meio Norte