10 coisas que acontecem quando se para de beber refrigerante

Rico em açúcar, corantes e conservantes, a bebida deve ser evitada

Refrigerantes trazem uma série de prejuízos à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é segredo para ninguém que refrigerantes são prejudiciais à saúde. Rico em açúcar, corantes e conservantes, a bebida gaseificada deve ser evitada e, se consumida, que seja em poucas quantidades. O ideal é que se pare de consumir e, nestes casos, o corpo sente os benefícios. A nutróloga do Hospital Sírio-Libanês, Andrea Sampaio revelou alguns deles.

Uma das consequências é a redução de peso, ou prevenção ao sobrepeso e obesidade. “O refrigerante possui teor elevado de açúcar. Afinal, uma lata de refrigerante de 350 ml, possui cerca de 10 colheres de chá de açúcar, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente”, garante Andrea.

Parar de consumir refrigerantes também ajuda a prevenir o diabetes e a melhorar o humor e a energia. Apesar de os altos índices de açúcar dessa bebida propiciarem energia e bom humor, eles caem muito rápido, o que leva a pessoa a ficar desanimada, cansada e com falta de energia. “Com a sua remoção, terá uma estabilização nos níveis de açúcar no sangue, evitando picos e quedas tanto da glicemia quanto da insulina”, complementa Sampaio. 

Pele

O refrigerante traz prejuízos para a pele de quem o ingere com frequência. Logo, deixar de consumir essa bebida só traz benefícios. “Terá uma melhora na qualidade pele, contribui para o rejuvenescimento cutâneo, pois o açúcar deixa o colágeno mais rígido em vez de flexível, o que favorece a uma pele mais desidratada, opaca e sem vida. Pode desencadear o aumento da oleosidade e favorecendo o surgimento da acne”, explica. 

Fígado

O fígado também é beneficiado quando se deixa de tomar refrigerantes. Quando é absorvida no intestino, essa bebida joga uma grande quantidade de açúcar, gerando um acúmulo que será acomodado no fígado. “Esse excesso de gordura leva doença hepática gordurosa não alcoólica, que é a esteatose hepática e pode evoluir para uma cirrose e, posteriormente, para um câncer de fígado”, diz. 

Câncer

Parar de tomar refrigerante também ajuda a reduzir os riscos de câncer. “Temos na composição do refrigerante sódio, açúcar, corantes, acidulantes e demais aditivos químicos, como bisfenol A, que podem contribuir com surgimento de diversas doenças, o que inclui o câncer. O excesso de refrigerantes favorece ao aumento de peso e a obesidade que é um risco real para câncer”, termina a Dra. Andrea Sampaio, em entrevista ao Sport Life.

Outros benefícios:

Prevenção a cárie e osteoporose

Melhor funcionamento intestinal

Inflamação a menos

Melhora do poder de concentração

Queda do inchaço com prevenção na hipertensão arterial



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES