Saiba 3 razões para você abandonar o consumo de refrigerante, aponta estudo

Estudo envolveu a análise de 601 artigos abordando 83 desfechos de saúde em amostras compostas por adultos e crianças

Consumo regular de refrigerante está ligado a 45 condições de saúde, segundo estudo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma nova pesquisa minuciosa e colaborativa entre cientistas dos Estados Unidos e China, revelou uma conexão notável entre o consumo excessivo de refrigerantes e 45 condições de saúde distintas. A investigação sobre os açúcares adicionados a essas bebidas mostrou motivos vitais para você reconsiderar o consumo dos mesmos.

Em algum momento da vida você já se deparou com alguma notícia ou artigo sobre os malefícios do refrigerante na saúde, com essa pesquisa você descobre com detalhes o que a bebida pode ocasionar no seu corpo.  O primeiro motivo, segundo os estudiosos, é que a ingestão de bebidas açucaradas está associada a um risco elevado de 17% para doenças cardíacas, e um aumento de 4% na probabilidade de morte, bem como o desenvolvimento de gota.

No entanto, as estatísticas alarmantes não estão relacionadas apenas aos refrigerantes, mas também a sucos de caixinha, chás industrializados e energéticos. A segunda justificativa contundente para reduzir consideravelmente o consumo excessivo dessas bebidas é a correlação direta com 10 distintos problemas cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

O problema não está relacionado somente a problemas cardiovasculares, existe uma associação do consumo dessas bebidas a sete tipos de câncer, tais como mama, próstata e pâncreas. Como se isso não bastasse, a terceira razão é que o consumo excessivo de açúcar também demonstrou estar ligado a outras condições específicas, tais como asma, cáries dentárias e até mesmo depressão.

A metodologia usada no estudo envolveu a análise de 601 artigos abordando 83 desfechos de saúde em amostras compostas por adultos e crianças. Os pesquisadores também concluíram que o consumo de refrigerantes pode potencialmente contribuir para até 18 problemas endócrinos ou metabólicos, incluindo o diabetes.

Existe quantidade segura?

Os especialistas sugerem que aqueles que têm dificuldade em abandonar por completo o consumo poderiam estabelecer um limite de 200 a 355 ml por semana. Isso implica que uma única lata padrão por semana é o máximo recomendado de bebidas adoçadas com açúcar.

Embora os pesquisadores do estudo admitam que grande parte das evidências são observacionais, indicando a necessidade de mais pesquisas sobre o tema, eles enfatizam que o consumo ideal deveria se limitar a aproximadamente seis colheres de chá de açúcar por dia. “Para reformular os hábitos de consumo de açúcar, especialmente entre crianças e adolescentes, é urgente adotar uma combinação abrangente de educação e políticas de saúde pública em escala global”, enfatizam os pesquisadores na conclusão do estudo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES