8 alimentos eficazes para reduzir a gordura do fígado

A gordura no fígado pode ser causada por alguns fatores e a alimentação pode ajudar a melhorar esse problema

A gordura no fígado pode ser reduzida com alimentação equilibrada | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Costumamos associar problemas no fígado apenas ao consumo excessivo de álcool, mas não é só a bebida alcoólica que prejudica esse órgão. A gordura no fígado, ou esteatose hepática, é um problema em que as células do fígado acumulam gordura. Isso pode ser causado pelo álcool, mas também obesidade, hipertensão e resistência à insulina. 

Embora haja tratamento medicamentoso, a abordagem mais recomendada envolve uma dieta equilibrada. Nisso, é necessário evitar alguns alimentos que sobrecarregam o fígado e priorizar outros. Há certos alimentos que podem ser particularmente benéficos para aqueles que enfrentam essa condição. Para ajudar, trazemos uma lista com alguns deles.

Peixe

Peixes como atum, salmão, e sardinha são ricos em Ômega 3, substância que tem papel preponderante na melhoria da saúde do fígado. Ele ajuda a quebrar as gorduras que ficam acumuladas nas células desse órgãos, reduzindo a inflamação. Se para você o consumo desse alimento não acontece com frequência, os suplementos de ômega 3 são uma alternativa viável.

Abacate

A gordura saudável presente no abacate cotribui para a redução do acúmulo de gorduras prejudiciais no fígado, o que ajuda a retardar os danos ao órgão. Essa fruta também possui baixo índice glicêmico, o que ajuda a remover toxinas do fígado. A grande quantidade de fibras também ajuda a melhorar o metabolismo, ajudando na perda de peso.

Chá Verde

O chá verde é conhecido principalmente no contexto da perda de peso. Consumir diariamente esse chá contribui com o processo de absorção de gordura pelo corpo, o que ajuda a reduzir o acúmulo de gordura no fígado. O fato de o chá verde ser rico em antioxidante ajuda a função hepática e dá proteção ao fígado contra toxinas prejudiciais.

Alho

Segundo estudos, consumir alho contribui para que o corpo produza e libere enzimas que eliminal toxinas do fígado. No processo de limpeza desse órgão também está inclusa a retirada de gorduras nocivas e o alho também intensifica o trabalho dos antioxidantes no organismo, devido aos seus muitos compostos naturais.

Outros alimentos recomendados:

Tofu

Grapefruit (Toranja)

Café

Azeite de Oliva



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES