3 exercícios para ajudar a controlar o colesterol

Todos nós sabemos que a prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde

Atividade física ajuda a manter a saúde em dia | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos nós sabemos que a prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde e ajudar a controlar o colesterol é um deles. De acordo com a revista Men's Health, é recomendado pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por pelo menos cinco dias na semana. Alguns exercícios aeróbicos são os mais indicados.

Além de proteger o coração e melhorar o condicionamento físico, os exercícios físicos contribuem para diminuir os níveis de LDL – o colesterol ruim – e ajudam a elevar o HDL – o colesterol bom. Além disso, o que costuma se observar entre pessoas que passam a se exercitar com frequência é a melhora da alimentação e isso também contribui para o controle do colesterol.

Existe uma infinidade de modalidades que podem ser praticadas, mas têm três que são bastante adequadas para este caso de controle do colesterol. A publicação da  Men's Health revela que caminhas em um bom ritmo, fazer natação ou andar de bicicleta ajuda a prevenir vários problemas que podem ser causados pelo colesterol alto.

Sinais de colesterol elevado

Quando o colesterol está elevado, o sangue passa a ter mais dificuldade para transportar o oxigênio pelo corpo. Isso acontece devido ao fato de haver uma tendência de entupimento de algumas veias e artérias, tornando mais difícil a passagem do sangue. Se você tem a sensação de fadiga com frequência, mesmo sem fazer muito esforço, é bom ficar atento.

Outro sinal são as palpitações. Elas acontecem porque quando o colesterol está alto, para que o coração consiga bombear o sangue de forma adequada para o corpo, é necessário que ele faça mais esforço, fazendo com que aconteçam as palpitações. A hipertensão, complicação derivada do colesterol alto, também pode causar esse sintoma.

Como o colesterol alto causa dificuldade no transporte do sangue pelo corpo, as extremidades, incluindo a cabeça, podem ficar mais prejudicadas. Com o sangue chegando de forma inadequada na região, pode provocar dores de cabeça. Outro problema que também causa esse tipo de dor é a a hipertensão. É preciso estar atento a esses dois problemas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES