3 sintomas de colesterol alto que você jamais deve ignorar

Você sabe como estão os seus níveis de colesterol ruim? Essa é uma pergunta relevante quando o assunto é cuidado com a saúde

O colesterol alto costuma ser um problema silencioso, mas às vezes dá alguns sinais | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você sabe como estão os seus níveis de colesterol ruim? Essa é uma pergunta importante quando o assunto é cuidado com a saúde. O colesterol alto, a princípio, não costuma dar muitos sinais e acaba sendo um problema silencioso, ou seja, você pode achar que está bem, não apresentar qualquer sintoma, mas estar com os níveis elevados. E, para perceber isso, é preciso estar atento. Para ajudar, vamos enumerar alguns possíveis sinais importantes para você ligar o alerta.

Um deles é a fadiga. Quando o colesterol está elevado, o sangue passa a ter mais dificuldade para transportar o oxigênio pelo corpo. Isso acontece devido ao fato de haver uma tendência de entupimento de algumas veias e artérias, tornando mais difícil a passagem do sangue. Se você tem a sensação de fadiga com frequência, mesmo sem fazer muito esforço, é bom ficar atento.

Outro sinal são as palpitações. Elas acontecem porque quando o colesterol está alto, para que o coração consiga bombear o sangue de forma adequada para o corpo, é necessário que ele faça mais esforço, fazendo com que aconteçam as palpitações. A hipertensão, complicação derivada do colesterol alto, também pode causar esse sintoma.

Como o colesterol alto causa dificuldade no transporte do sangue pelo corpo, as extremidades, incluindo a cabeça, podem ficar mais prejudicadas. Com o sangue chegando de forma inadequada na região, pode provocar dores de cabeça. Outro problema que também causa esse tipo de dor é a a hipertensão. É preciso estar atento a esses dois problemas.

Colesterol ruim

Assim como outros problemas de saúde, ter maus hábitos alimentares interfere diretamente no diagnóstico de colesterol alto. Alimentos embutidos, sem valor nutricional e processados, comuns na alimentação de muita gente, segundo a medicina possuem ligação direta com o aumento dos casos da doença.

Por outro lado, enquanto alguns alimentos representam um maior risco de ter colesterol alto, outros podem funcionar como aliados na prevenção e combate a essa doença. Uma dieta saudável e equilibrada contribui de forma significativa para reduzir a gordura no sangue. Além disso, a prática regular de atividade física também é uma importante aliada na hora de manter os níveis de colesterol equilibrados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES