Esses alimentos saudáveis podem aumentar o colesterol ruim

Alguns alimentos saudáveis são aconselhados por nutricionistas, no entanto não devem ser consumidos em excesso

Uma alimentação ruim tem impacto direto no colesterol ruim | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem alguns alimentos que são considerados saudáveis e, por isso, são aconselhados por especialistas na substituição de versões comprovadamente mais prejudiciais à saúde. No entanto, isso não significa que eles podem ser consumidos à vontade. O excesso de alguns deles pode levar a alguns problemas, como ao aumento do colesterol.

Em entrevista ao site SheFinds, a nutricionista Jesse Feder enumera alguns alimentos que podem acabar sendo prejudiciais à saúde se consumidos de forma excessiva. O primeiro deles é o leite, alimento rico em calorias e gorduras saturadas. O excesso de leite pode levar ao aumento de peso e do colesterol.

O coco e o óleo de coco são outros dois alimentos que a nutricionista pede que as pessoas consumam em quantidades adequadas. Eles trazem benefícios quando ingeridos da forma correta, mas podem ter efeito inverso se consumidos de forma excessiva. Jesse lembra que eles são ricos em gorduras saturadas, que podem aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL).

Outro tipo de alimentos considerado saudável, mas que também pode cautela na hora do consumo são os frutos secos. Apesar de possuírem gorduras saudáveis que são importantes para o organismo, eles também tem suas quantidades de calorias e gorduras saturadas. Com isso, o consumo em excesso de frutos secos pode levar ao aumento de peso e do colesterol.

Quando o colesterol é perigoso?

Apesar de desempenhar suas funções no nosso organismo, o colesterol precisar estar em níveis adequados para não se transformar em um risco para a saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o colesterol passa a ser um problema quando existe o excesso da partícula LDL–colesterol (conhecida popularmente como colesterol ruim) no organismo e do tipo de gordura ingerida. 

Para se manter longe desse colesterol, o ideal é ter uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura ou minimamente processados, sem excessos de gorduras saturadas (originadas da gordura de produtos animais) e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e adotar um estilo de vida saudável de forma geral. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES