3 sintomas no seu corpo que podem ser sinal de colesterol alto

O colesterol desempenha algumas funções importantes no nosso organismo, mas precisa estar controlado para não se transformar em um problema de saúde

Acúmulo de gordura ao redor dos olhos pode ser sinal de colesterol alto | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol desempenha algumas funções no nosso organismo e é uma substância importante para o bom funcionamento do corpo. No entanto, precisa estar controlado, pois em excesso pode ocasionar problemas de saúde, principalmente aqueles que estão relacionados ao sistema cardiovascular. 

O problema, no entanto, é que a condição pode evoluir sem sintomas específicos e, por isso, é tão importante realizar exames para acompanhar os níveis de colesterol no sangue. Além disso, é importante estar atento a alguns sinais que possam surgir, para que eles não passem despercebidos. Esses sinais podem aparecer nos joelhos, dedos, olhos ou tornozelos.

Xantoma de tendão

Essa é uma condição que se dá a partir do acúmulo de depósitos de gorduras, os lipídios, sob a pele, principalmente nos tendões. Eles se manifestam como nódulos de coloração amarelada ou salientes e, apesar de ser mais comum nos tendões próximo às articulações, podem surgir em várias partes do corpo, como nos dedos das mãos, nos joelhos ou no tendão de Aquiles na parte de trás do tornozelo.

Xantelasmas

Já os xantelasmas também são depósitos de gordura que se acumulam sob a pele, mas nesse caso, eles ficam na região ao redor dos olhos, especificamente nas pálpebras. Eles costumam aparecer como manchas amareladas ou esbranquiçadas e são um tipo específico de xantoma, que é uma formação de gordura na pele.

Arco corneano

Já o arco corneano nada mais é do que um anel branco que costuma aparecer ao redor da íris, que é a parte colorida do olho. Essa condição tem ligação com depósitos de gorduras e cálcio na periferia da córnea. A presença desse arco pode estar relacionada a alguns fatore como genética, envelhecimento e a níveis de colesterol elevado no sangue.

O colesterol

Amplamente visto como algo ruim, o colesterol desempenha funções em nosso organismo. Segundo o Ministério da Saúde, ele  faz parte da estrutura das células do organismo e é importante para a produção de alguns hormônios e de vitaminas. Além disso, o colesterol forma ácidos biliares, que são substâncias que atuam na digestão. Ou seja, ele exerce um trabalho importante no funcionamento do organismo. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES