5 alimentos que destroem seu fígado para você ficar longe

O fígado é responsável por desempenhar funções cruciais para o bom desempenho do nosso organismo e merece atenção especial nos cuidados com a saúde

O fígado desempenha importantes funções no organismo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fígado é responsável por desempenhar funções cruciais para o bom desempenho do nosso organismo, por isso ele merece atenção especial nos cuidados com a saúde. Esse órgão enfrenta desafios principalmente entre aqueles que adotam uma alimentação desregrada, cheia de exageros em calorias, açúcares e gorduras, componentes que degradam a saúde hepática.

Para preservar o bom funcionamento do fígado, é preciso sobretudo eliminar ou pelo menos diminuir o consumo de alguns alimentos que são considerados vilões deste órgão. O primeiro deles é o refrigerante, ou bebidas açucaradas de modo geral, principalmente aquelas ricas em frutose ou xarope de milho. Estes alimentos podem contribuir para o aparecimento de infecções hepáticas.

Os alimentos enlatados são prejudiciais para o organismo como um todo e o fígado é um dos grandes prejudicados pela ingestão exagerada destes alimentos. Por serem alimentos mais práticos para muita gente, eles acabam sendo frequente na dieta de muitas pessoas, no entanto, eles são ricos em sódio, corante, conservantes e sabores artificiais, o que contribui para retenção de líquidos e pressão adicional sobre o fígado.

Alimentos fast food

Alimentos do tipo fast food acabam sendo práticos para muita gente que precisa fazer uma refeição mais rápida, no entanto eles são cheios de ingredientes processados e gorduras trans, que preservam  estas refeições de forma prolongada. No entanto, se consumidos com frequência, eles podem contribuir para o acúmulo nocivo de gorduras no fígado.

Açúcar e Sal

Consumir de forma exagerada alimentos ricos em açúcar é um grande vilão da saúde hepática. Eles deixam o fígado sobrecarregado, o que faz com que ele transforme carboidratos em gordura, propiciando o surgimento do fígado gorduroso. Já o excesso de sal não prejudica apenas a pressão arterial, mas também o fígado. Se consumido de forma exagerada, o sal pode aumentar consideravelmente as chances de se desenvolver esteatose hepática.

Carne Vermelha

A carne vermelha é um tipo de alimento que também deve ser consumido com moderação, pois o processo de digestão desse alimento exige muito do sistema digestivo, inclusive do fígado. Seu consumo em excesso também pode favorecer o aparecimento de gordura no fígado. Uma boa alternativa é optar por carnes magras, como o frango, por exemplo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES