Estes sintomas indicam que você tem gordura no fígado; fique atento

A esteatose hepática, ou gordura no fígado, costuma ser silenciosa no início com os sintomas aparecendo já em estágio intermediário

Se não for tratada, a gordura no fígado pode se transformar em doenças mais graves | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gordura no fígado, como é conhecida popularmente a esteatose hepática, é o acúmulo de gordura, acima do que é considerado normal, nas células do fígado. Quando em estágio avançado, isso pode resultar em uma inflamação, levando a quadros mais graves, como hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer.

A gordura no fígado pode ainda causar um aumento de 30% no risco do desenvolvimento de diabetes, segundo realizado pela Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialistas afirmam ainda que 25% a 30% da população brasileira possui esteatose hepática.

A doença não costuma apresentar sintomas nos estágios iniciais, eles só vão aparecer quando o quadro avança e já está em estágio intermediário. Os sintomas se agravam à medida que o quadro vai avançando e a esteatose hepática já tomou conta do órgão. É necessário que se esteja sempre atento para que a doença seja detectada o mais cedo possível. 

Causas

Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, as esteatoses hepáticas podem ser classificadas em alcoólicas, aquelas causadas pelo consumo excessivo de álcool, e não alcoólicas. Neste último caso, a gordura no fígado é decorrente de problemas como sobrepeso, má nutrição, diabetes, perda brusca de peso, sedentarismo, gravidez e cirurgias.

Há evidências de que a síndrome metabólica (pressão alta, resistência à insulina, níveis elevados de colesterol e triglicérides) e a obesidade abdominal estão diretamente associadas ao excesso de células gordurosas no fígado. Em número bem menor de casos, pessoas magras, abstêmias, sem alterações de colesterol e glicemia, podem desenvolver quadros de esteatose hepática gordurosa.

Tratamento

Segundo o médico especialista em manutenção da homeostase, Paulo Lessa, o tratamento para esse problema pode ser feito seguindo três pilares: alimentação equilibrada, estilo de vida saudável e prática regular de exercícios físicos. "É fundamental eliminar do cardápio todo consumo de açúcar, farinha branca e gordura ruins e coma vegetais, grãos, castanhas e carnes magras. Também não se esqueça de praticar atividade física. Essa é a melhor forma de ficar livre da doença e garantir a sua saúde", recomenda.

Os sinais de um fígado gorduroso, segundo o Ministério da Saúde

Quadro intermediário: 

Dor no abdômen;

Cansaço;

Fraqueza;

Perda de apetite;

Aumento do fígado;

Barriga inchada;

Dor de cabeça constante.

Estágios mais avançados:

Acúmulo anormal de líquido dentro do abdômen;

Doenças no encéfalo;

Confusão mental;

Fadiga;

Hemorragias;

Queda no número de plaquetas sanguíneas;

Icterícia (pele e olhos amarelados);

Fazes sem cor;

Alterações do sono;

Mudanças na coagulação;

Inchaço dos membros inferiores;

Aumento rápido do volume abdominal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES