5 alimentos que deveriam estar em qualquer dieta, segundo nutricionista

Seguir uma alimentação balanceada e nutritiva é o melhor caminho para quem quer levar uma vida saudável

Alguns alimentos devem fazer parte de qualquer dieta por serem ricos em nutrientes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguir uma alimentação balanceada e nutritiva é o melhor caminho para quem quer levar uma vida saudável. No entanto, quais itens escolher e quais as quantidades consumir vai depender do objetivo de cada pessoa. Não existe a melhor dieta, mas a mais adequada ao objetivo de cada um. Enquanto alguns buscam perder peso, outros apostam em um ganho e/ou manutenção de massa muscular.

Quais alimentos incluir? A personal trainer e nutricionista Aline Becker, em entrevista exclusiva para o Sport Life, indica cinco alimentos que podem entrar em qualquer dieta. O primeiro deles é o ovo. “É a base para uma alimentação com uma boa fonte de proteína e nutrientes. Contém entre outros minerais ácido fólico, zinco, colina, potássio e proteína”, disse. 

“Além disso, como o ovo apresenta pouca gordura saturada, é extremamente eficaz para uma dieta saudável. Possível fazer diversas receitas desde as mais elaboradas como as práticas para o dia a dia, como cozido, omelete e mexido. O único detalhe que devemos prestar atenção no preparo é para evitar utilizar altas quantidades de óleo e sal”, completa Aline.

LINHAÇA. Essa é uma importante fonte de fibras, que pode estar em várias receitas, compondo com muitos outros alimentos. Além de poder ser misturada com iogurtes, vitaminas e saladas. “Especialmente para as mulheres carrega um benefício especial: contém lignina, que é um fitoquímico com estrutura semelhante ao estrogênio. Além disso, a linhaça é rica em fibras, proteína e gordura boa, acelera o metabolismo e absorve as gorduras do corpo. Melhora a digestão, contribui para o bom funcionamento do intestino, não deixa o organismo reter líquidos e sendo assim um alimento que ajuda a emagrecer”, pontuou a profissional.

MAÇÃ. A fruta também é fonte de fibras, além de ser rica em vitamina C e numerosos antioxidantes. “Possui um alto nível de uma substância chamada pectina, fibra que aumenta aquela sensação de saciedade e retarda o processo de digestão. Por isso, as maçãs além de saborosas, são uma ótima opção para aquele lanchinho se você estiver com fome entre as refeições”, comentou.

GRÃO DE BICO. Essa é uma importante fonte de proteína vegetal e pode fazer parte de qualquer dieta. “É uma ótima fonte de proteínas e também é um dos alimentos que ajudam a emagrecer. Por ser uma leguminosa, é rico em fibras solúveis, que colaboram para que o organismo se sinta mais saciado. Além disso, um alimento super versátil, que pode oferecer proteínas para substituir a carne vermelha em diversas receitas. Pode ser consumido em salada, patês, pastas e também como snacks ao ser assado”, admitiu.

BANANA. Essa é uma fruta queridinha de muita gente e faz já faz parte da alimentação de muitos brasileiros. “Bananas estão entre as melhores fontes mundiais de potássio. Essa fruta é rica em vitamina B6 e fibras. Além de tudo, as bananas são facilmente convenientes e portáteis. Você pode adicioná-la ao café da manhã junto com cereais, preparar uma panqueca de banana ou esquentá-la no micro-ondas com canela. É possível transformá-la facilmente em um snack para os dias corridos ou viagens de curta duração. Além disso, a banana também pode ser utilizada como um pré-treino e conceder energia para quem se exercita”, finalizou Aline Becker.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES