5 fatores que levam a ataques cardíacos para você combater

Manter os fatores de risco controlados pode ajudar a evitar as doenças cardíacas

Combater os fatores de risco ajuda a evitar ataques cardíacos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A doença coronária, causa mais comum dos ataques cardíacos, atinge aproximadamente 14 milhões de pessoas e é responsável por ao menor 400 mil mortes anualmente no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O que pode ajudar a evitar esse tipo de problema é manter os fatores de risco controlados, para isso é necessário seguir um estilo de vida saudável. A seguir, trazemos cinco fatores de risco mais comuns para doenças cardíacas.

Fumar

Os produtos químicos presentes na fumaça do cigarro, segundo o o Centro de Controle de Doenças, dos EUA, contribuem para que o sangue engrosse e forme coágulos dentro das artérias e veias. Isso favorece o desenvolvimento de doenças cardíacas, pois aumenta a formação de placas nos vasos sanguíneos, o que faz com quem o fluxo de sangue para o coração seja reduzido, aumentando os riscos de ataque cardíaco.

Beber muito álcool

Consumir bebidas alcoólicas de forma exagerada tem relação direta com o aumento de longo prazo da pressão arterial. Como consequência, a pressão alta contribui para a sobrecarga do músculo cardíaco ao longo do tempo. Isso coloca a pessoa em risco de desenvolver doença cardiovascular, derrame e ataque cardíaco.

Pressão alta

A hipertensão arterial é considerada um dos principais fatores para o desenvolvimento de doenças cardíacas. A pressão alta acontece quando a pressão do sangue que passa pelas artérias e outros vasos é muito alta. Isso pode afetar, além do coração, os rins e até o cérebro, além de outros órgãos importantes para o bom funcionamento do organismo.

Dieta não saudável

O consumo exagerado de alimentos ultraprocessados é reprovado por unanimidade pelos nutricionistas e demais profissionais da área da saúde, por conta dos prejuízos que eles acarretam à saúde. Uma dieta com esse tipo de alimento é rica em sal, açúcares e gordura e pode aumentar os níveis de colesterol no organismo. O colesterol pode aderir à parede das artérias e do coração, o que pode endurecer e estreitar essas artérias, diminuindo o fluxo de sangue para o coração, levando a a um maior risco de ataque cardíaco.

Sedentarismo

Levar um estilo de vida sedentário pode acarretar uma série de problemas de saúde e um deles são as doenças cardíacas, mesmo que você não possua outros fatores de risco. A falta de atividade física também pode colocá-lo em risco de outros fatores causadores de doenças cardíacas, como obesidade, pressão alta, colesterol alto e diabetes tipo 2.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES