Açaí e caldo de cana podem transmitir doença de Chagas; veja como evitar

A doença de Chagas voltou aos noticiários no Brasil, após alguns casos serem registrados no país

O açaí artesanal pode transmitir a doença de Chagas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A doença de Chagas voltou aos noticiários no Brasil, após alguns casos serem registrados no país. Na Bahia, a Vigilância Epidemiológica emitiu alerta sobre o surto de transmissão oral da doença, depois que foram confirmados cinco casos no estado. Além disso, uma pessoa morreu nos últimos meses em decorrência da doença de Chagas na Bahia.

A doença, causada pelo Trypanosoma cruzi, é conhecida por ser transmitida pelo inseto barbeiro. No entanto, essa transmissibilidade mudou de perfil nos últimos anos, e agora também tem se dado através da ingestão de alimentos contaminados. Dados da  Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que atualmente a maioria dos casos (cerca de 70% deles) é de transmissão por alimentos contaminados. 

Dentre os alimentos que mais inspiram cuidados, por serem as principais causas de transmissão, estão o açaí e o caldo de cana, popularmente conhecida como garapa. Hoje, o açaí industrializado é o mais consumido do Brasil e o problema não é ele, pois esse alimento passa por um processo de aquecimento a 80°C, resfriamento e lavagem. 

Toda essa preparação torna o protozoário inativo e deixa o produto seguro para o consumo. Já o alimento preparado de forma artesanal, por pequenos produtores, não tem todo esse processo. Eles costumam colher a fruta e vendem o alimento in natura em pequenos estabelecimentos comerciais, além de usar para consumo próprio.

Caldo de cana

O caldo de cana também inspira cuidados, pois pode ser fonte de contaminação da doença de Chagas, quando preparado de forma artesanal. O problema se dá quando o inseto ou suas fezes são moídos junto com a cana-de-açúcar, dando origem à bebida. “O barbeiro se instala entre o caule e as folhas da cana-de-açúcar e, quando acontece a moagem para a produção da garapa, ele pode ser moído junto, causando a contaminação do alimento e, consequentemente, da pessoa que o consome”, explicou Veridiana Silva de Andrade, cardiologista professora na Unifesp e diretora da Sobrac (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas), em entrevista ao Uol.

O que fazer para evitar? 

A higienização dos alimentos é a principal forma de evitar a transmissão oral da doença de Chagas, além de evitar o consumo daqueles comercializados em locais onde a limpeza ou maneira de preparo sejam duvidosas. “Não são todos os estados que enfrentam o surto da doença por contaminação alimentar, mas é sempre importante ficar atento aos locais onde vai se alimentar, à limpeza e higienização do produto que será consumido sem o processo de industrialização”, disse Valeria Paes, infectologista do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

Além disso, é importante verificar se o local tem aprovação da Vigilância Sanitária para manipular e vender alimentos. “A pessoa pode perguntar no estabelecimento, pedir informações sobre isso e sobre a procedência do alimento. No caso do açaí vendido em potes, basta verificar se a marca tem o selo da Vigilância Sanitária. Se tiver, é sinal de que esse alimento foi pasteurizado e pode ser consumido tranquilamente”, disse Fernando Bruetto Rodrigues, cardiologista do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES