Adeus intestino preso! 4 alimentos que combatem a constipação

Apostar no consumo de alimentos ricos em fibras e beber muita água ajuda no bom funcionamento do intestino

A constipação geralmente está ligada a uma alimentação inadequada | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não está indo ao banheiro com a frequência que deveria? Embora esse seja um dos sintomas relacionados a distúrbios intestinais e doenças digestivas, o intestino preso geralmente está ligada à alimentação, principalmente à falta de fibras. A prisão de ventre, constipação ou intestino preso é um problema no qual a pessoa apresenta dificuldades em evacuar, ainda que sinta vontade de ir ao banheiro.

Segundo a nutricionista Cyntia Maureen, apostar no consumo de alimentos ricos em fibras e beber muita água ajuda no bom funcionamento do intestino. Além disso, é importante, segundo a profissional, que se evite o consumo excessivo de açúcar e gordura e se aposte na prática de exercícios físicos.

"O intestino é o órgão responsável por absorver os nutrientes dos alimentos que ingerimos e eliminar aquilo que não será utilizado pelo corpo. A falta de líquido pode tornar o percurso mais difícil, pois a água dos alimentos será absorvida para a manutenção das funções vitais, consequentemente, deixando as fezes mais secas. Além disso, as fibras tem papel importantíssimo para o bom funcionamento intestinal, pois, contribuem para a formação do bolo fecal e também alimentam as bactérias boas que facilitam o processo", disse, em entrevista ao Terra.

Alimentos que podem ajudar

Maureen separou cinco alimentos que são aliados e podem ajudar no trabalho do sistema digestivo e garantem melhora nas complicações intestinais. Um deles são os cereais integrais. "Em sua forma natural ou como farinha, arroz integral, aveia, trigo e granola são componentes que podem auxiliar no combate à prisão de ventre e até mesmo o câncer de intestino", menciona.

Quem sofre com este problema também deve apostar nas sementes como a linhaça e a chia, que concentram fibras que tem capacidade de absorver água, tornando mais fácil o processo de evacuar, pois será exigido menos esforço. "Também é importante ingerir muita água junto com esses alimentos, para que eles consigam desempenhar sua função", destaca Cyntia.

A maçã também pode ajudar. "Conhecida por auxiliar na reversão dos quadros de diarreia, a maçã quando ingerida com a casca facilita o trabalho do sistema digestivo", ressalta a especialista. Os alimentos cozidos não têm o costume de apresentar resistência na hora da digestão, devido isso é importante a ingestão daqueles que podem ser consumidos com casca e crus.

A última dica da nutricionista é o mamão, fruta que tem uma enzima que ajuda a digerir proteínas e acelerar o percurso do bolo fecal no intestino. "O mamão proporciona grandes melhorias na absorção de nutrientes e é excelente para diminuir a constipação. Consumir ¼ dessa fruta por dia já é capaz de melhorar o quadro", finaliza Cyntia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES