Adeus pochete! Descubra qual o melhor exercício físico para perder barriga

Emagrecer está entre os objetivos de muita gente, e, para estas pessoas, perder a barriga é a necessidade mais urgente

A prática de atividade física e uma alimentação balanceada são os melhores caminhos para o emagrecimento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Emagrecer está entre os objetivos de muita gente, e, para estas pessoas, perder a barriga é a necessidade mais urgente. Mas este é um processo que exige paciência e foco, não é algo que acontece com num passe de mágica, da noite para o dia. Para estas pessoas, a prática de atividade física é o caminho, no entanto, na hora de escolher a qual atividade se dedicar sempre aparece a dúvida: existe algum exercício físico para perder a barriga? 

“Não existe um exercício que vá ter uma perda localizada de gordura específica na barriga. Então, não é seletivo nesse sentido, mas ao mesmo tempo qualquer exercício que seja feito associado com uma dieta correta vá promover redução da gordura corporal e, consequentemente, da barriga”, disse, em entrevista ao Sport Life, o professor de Anatomia Humana da Eeferp-USP (Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), Leonardo Lima.

Diante disso, não é possível prever o tempo necessário para uma pessoa perder gordura corporal, já que isso depende da condição física da pessoa, além de termos que levar em consideração fatores genéticos, dentre outras questões. “Basicamente, em questão de duas a três semanas já começam a aparecer alguns resultados de emagrecimento. É claro que isso é proporcional ao quanto é necessário esse emagrecimento. Pessoas que já têm bastante gordura corporal (barriga maior) tendem a identificar essas perdas mais cedo. Enquanto aquelas pessoas que têm pouca gordura acumulada, ela tendem a demorar um pouco mais para identificar essa redução”, pontuou Leonardo.

Exercício físico para uma pessoa sedentária

Para uma pessoa sedentária que pretende perder gordura, o ideal é que ele pratique algum exercício físico que vá até o seu limite. O exercício aeróbico de longa duração e baixa intensidade é o mais aconselhado nesse caso. “Isso não quer dizer, por exemplo: que a musculação não seja um exercício que faça perder peso ou mesmo esportes coletivos. A questão é que normalmente as sessões de musculação tem um gasto energético um pouco menor, mas isso pode ser compensado com frequência semanal ou assiduidade”, explicou o professor. 

No entanto, se a pessoa já é adepta da prática de esportes, mas ainda está com uma barriga indesejada, talvez o segredo seja a alimentação. “Provavelmente, um esportista que ainda assim não consegue ter uma cintura menor, que tenha essa barriga mais proeminente, tem que se preocupar um pouco mais talvez com a alimentação. A parte do exercício que vai criar um déficit calórico com gasto energético já está sendo realizada. Talvez o consumo de calorias seja muito alto ou em desequilíbrio”, disse Lima.

Outra dúvida que surge para quem pratica atividade física é se o aeróbico deve ser feito antes ou depois, quando o objetivo é perder barriga. “No fim das contas, o processo de emagrecer é gastar mais energia do que se consome. Se é um exercício de força e o aeróbico depois ou aeróbico antes e força depois, vai ser irrelevante. O que importa mesmo é a soma total do gasto calórico durante todos os exercícios”, concluiu Leonardo Lima, em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES