Emagrecimento: quantos minutos de caminhada são necessários por dia?

A caminhada é um dos esportes mais democráticos que existem, por não exigir muitos custos para a prática e ser acessível

A caminhada é um dos esportes preferidos do brasileiro | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A caminhada é um dos esportes mais democráticos que existem, por não exigir muitos custos para a prática e ser acessível. Além disso, existem aplicativos gratuitos que podem ajudar a pessoa a organizar seus treinos. Mesmo com essas facilidades, ainda existem algumas dúvidas, principalmente sobre quanto tempo de caminhada por dia é necessário.

Isso é definido com base individualidade de cada pessoa. “Claro que isso pode variar de acordo com a intensidade do treino. Se for 30 minutos de caminhada, vai gastar poucas calorias. Se for uma corrida mais forte, vai gastar mais calorias. Então, depende de fatores individuais e de intensidade”, responde o personal trainer Caio Signoretti, em entrevista ao Sport Life.

Diante disso, fica clara a importância do auxílio de um profissional de educação física para avaliar o peso, altura e demais fatores da pessoa, fatores que são importantes para definir os minutos de caminhada. “Depende se é homem ou mulher. Quantos quilos essa pessoa pesa? Qual é o nível de treinamento dessa pessoa? Velocidade do metabolismo? Aí é que está o ponto: se uma pessoa não controlar a dieta, não vai conseguir emagrecer”, complementa Signoretti.

Outro auxílio para os minutos de caminhada

Independente se o objetivo do treino é emagrecimento ou condicionamento físico, ele não precisa ser alterado para um terreno plano ou inclinado. “A pessoa consegue fazer um bom treino em uma superfície plana e pode mexer na velocidade. Quanto mais rápido, mais força terá que imprimir no chão para correr. Mais desafiador fica. Para aquela pessoa que não quer trabalhar com velocidade, oscilações no terreno são interessantes. Isso é irrelevante (É melhor correr em um lugar plano ou com inclinações?)”, afirma.

Caio também esclarece uma dúvida que pode ser comum. É verdade que a caminhada engrossa as pernas? “A caminhada não vai trazer esse benefício. A caminhada é um exercício que não exige uma demanda de força muscular. A força que você faz para caminhar é muito baixa. Claro que rara exceção de um idoso, que extremamente debilitado faz uma baita força para caminhar, mas a maioria das pessoas não fazem muitos esforços para caminhar”, encerra Caio Signoretti.

Dado

Estudos mostram que a caminhada é um dos exercícios físicos preferidos dos brasileiros. Os estudiosos da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) disseram que a caminhada, o futebol e a musculação são líderes na preferência dos brasileiros, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES