Alimentos que você nunca deve comer no café da manhã, segundo nutricionista

Apesar de todas as refeições terem igual importância, o café da manhã requer atenção especial

O café da manhã deve conter alimentos ricos em nutrientes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de pesquisas mostrarem que todas as refeições ao longo do dia têm sua importância, algumas pessoas costumam dizer que o café da manhã está no topo da lista. E, de fato, ele merece uma atenção especial por ser a primeira refeição após horas sem se alimentar. E, para que o café da manhã seja rico em nutrientes e alimentos que darão energia para iniciar o dia, alguns itens devem ser evitados.

Quais são esses alimentos? Segundo a nutricionista Regina Sarmento, para o Eu Atleta, o primeiro deles é a margarina, por ser ultraprocessada e sem nutrientes. “A primeira refeição que você faz pode ditar o resto do dia do seu metabolismo. Se você faz uma refeição rica em fibras, vitaminas e minerais, vai começar o dia absorvendo substâncias adequadas ao bom funcionamento e o corpo vai trabalhar adequadamente. Se na primeira refeição, você come açúcar, refinados ou coisas cheias de corantes e conservantes, seu corpo vai começar o dia absorvendo substâncias não adequadas. Esta é a importância de escolher bem os alimentos da primeira refeição do dia”, explica a nutricionista.

Por que evitar achocolatados? Apesar de ser um dos alimentos preferidos de muitas pessoas no café da manhã, os achocolatados são ricos em açúcar e aditivos e costumam trazer em sua composição uma quantidade baixa de cacau. Regina afirma que é aconselhável evitar qualquer tipo de açúcar e preferir cacau orgânico em pó. 

“Não há justificativa nutricional para a obrigatoriedade de se usar açúcar em qualquer coisa. A grande questão da boa saúde é aprender a lidar com os outros sabores: o azedo, o amargo, o levemente adocicado, o neutro... O nosso corpo ancestralmente não está habituado com o açúcar”,  comenta a nutricionista.

Posso tomar suco de caixinha? Esse tipo de alimento deve ser evitado pelo mesmo motivo dos achocolatados, eles são ricos em açúcar e aditivos e possuem pouca quantidade de fruta. O mais indicado é substituí-los por suco natural. Neste caso, é importante estar atento ao modo de preparo. O suco espremido é melhor por não perder a vitamina C, também é indicado não coar para que ele não perda suas fibras. 

Embutidos

Os embutidos não são aconselháveis em nenhum horário do dia e menos ainda no café da manhã. A nutricionista cita a mortadela e o blaquet como os piores. Mas presuntos e salames também não devem ser consumidos. “A indústria pega todo tipo de restos e sobras da carne. São as aparas, que a gente chama: pele, cartilagens, gorduras de todos os bichos. Aí tritura, enche de químicos, açúcar, amido de milho modificado. Os embutidos industrializado são terríveis. Você consegue nas fazendas no sul de Minas, no Mato Grosso, linguiças, salames e carnes salgadas de boa qualidade. Mas os embutidos industrializados vendidos a preços baratíssimos são basicamente aparas de carne com muito conservante”, explica a nutricionista.

Fritura

Já o problema das frituras são sua alta concentração de gordura, por isso devem ser evitadas sempre e não apenas no café da manhã. “Toda vez que você tem um alimento crocante, seja uma torradinha, um churrasco ou uma fritura no óleo ou air fryer, ou até mesmo no forno, você produz naquele alimento uma reação chamada Reação de Maillard, que é tóxica para o nosso corpo. Esta reação forma compostos que são tóxicos, como a acroleína. Então, usar constantemente alimentos crocantes não é muito legal. As frituras e alimentos crocantes, não devem ser consumidos no dia a dia. A alternativa para comer fritura é não comer fritura”, declara a nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES