Caminhada em jejum pode? Entenda seus efeitos para o corpo e para a saúde

Caminhada é uma das atividades físicas mais praticadas por não exigir muitos custos ou esforços

Caminhada é uma atividade física democrática por não exigir muitos custos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A caminhada é uma modalidade de atividade física bastante democrática, por não exigir muitos custos ou esforços para praticá-la. Ela pode ser feita em avenidas, parques, ruas, calçadões ao ar livre. No entanto, ainda existem algumas dúvidas entre os praticantes ou aqueles que pretendem iniciar essa prática, uma delas é sobre fazê-la em jejum.

“Não se deve fazer nada de exercício físico em jejum. É antifisiológico e o corpo precisa de energia, as fontes são os alimentos e, principalmente, os carboidratos que nós utilizamos. Não se deve fazer nada em jejum”, respondeu para o Sport Life o cardiologista e médico do esporte Dr. Nabil Ghorayeb, ressaltando que é necessário ter cuidado com o jejum.

O médico afirmou ainda que uma pessoa que pratica atividades físicas em jejum pode ter sérios problemas de saúde. “Você pode ter hipoglicemia, tontura, desmaio e problemas sérios de queda de pressão. Tem nada que justifique isso. Hoje em dia você quer emagrecer e tem outros meios de fazer isso com orientação médica”, destaca Nabil. 

Outras dicas

Essas colocações deixam claro que não vale a pena optar por caminhadas ou qualquer outra prática esportiva em jejum. Além disso, o que especialistas indicam é que a prática de atividade física ocorra pelo menos três vezes na semana. E, segundo estudos científicos, o tempo ideal de exercício aeróbico seria de 180 minutos na semana. “Pode-se dividir em três vezes isso, que é importante para os indivíduos com mais 35 ou 40 anos para deixar um dia de repouso. Agora, se comparar com um atleta, torna-se inviável. Um atleta tem uma equipe que cuida dele e por isso que faz atividades físicas quase diariamente”, citou Ghorayeb.

Outro ponto importante é sobre o horário de se praticar caminhada, não há um consenso no meio científico sobre um horário ideal. Do ponto de vista ortopédico, é melhor que se corra ou caminhe no final do dia, que é quando a musculatura já está preparada. Já segundo cardiologistas, não há nenhum indicativo que demonstre qual o melhor horário. “Então, faça exercícios no horário em que se sentir melhor”, orientou o médico.

Alimentação e hidratação

A alimentação e hidratação para quem faz caminhada é um fator importante que não pode ser deixado d elado. “A recomendação geral é hidratação, alimentos ou substâncias que ajudem você na manutenção daquela atividade física muscular. Então, os aminoácidos e suplementos se baseiam naquilo que você vai gastar em uma atividade física”, concluiu o Dr. Nabil Ghorayeb.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES