Câncer de pulmão é um dos que tem mais probabilidade de atingir o cérebro

O jornalismo brasileiro foi pego de surpresa na manhã desta quinta-feira (02) com a notícia da morte da jornalista Glória Maria, de 73 anos.

Câncer de pulmão é um dos que têm mais probabilidade de atingir o cérebro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O jornalismo brasileiro foi pego de surpresa na manhã desta quinta-feira (02) com a notícia da morte da jornalista Glória Maria, de 73 anos. Glória fez história na TV Globo, onde estava desde meados do início dos anos 70, a veterana acumulava diversos trabalhos de sucesso na emissora.

A causa da morte não foi divulgada, mas a jornalista foi diagnosticada com câncer de pulmão há quatro anos, o que pode ter agravado o estado de saúde da profissional nos últimos dias.

Câncer de pulmão possui alta probabilidade de atingir o cérebro (Foto: Reprodução)METÁSTASES

Leia Mais

Falando nas tão citadas metástases, que são células cancerígenas que se espalham por outros órgãos, o Pós PhD Neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, lembrou que esse tipo de câncer é um dos que mais podem se espalhar pelo corpo até atingir o cérebro.

"O câncer de pulmão é um dos cânceres com maior probabilidade de se espalhar para o cérebro. Aproximadamente 10% dos pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) têm metástases cerebrais no diagnóstico inicial e até 40% acabarão desenvolvendo tumores cerebrais durante a doença", comentou.

"Diferente do câncer cerebral, que se origina no cérebro e consiste em células cancerígenas cerebrais, as metástases cerebrais do câncer de pulmão ocorrem quando as células cancerígenas se desprendem do tumor nos pulmões e entram na corrente sanguínea ou viajam pelo sistema linfático até o cérebro, onde se multiplicam", emendou.

Segundo o especialista, à medida que os tumores cerebrais metastáticos crescem, eles podem danificar diretamente as células ou afetar o cérebro indiretamente, comprimindo partes dele ou causando inchaço e aumento da pressão dentro do crânio. Os primeiros sinais de alerta podem ser sutis e facilmente atribuídos a outras causas, incluindo quimioterapia.

Câncer de pulmão possui alta probabilidade de atingir o cérebro (Foto: Reprodução)Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos e sempre se destacou. “Aprendi inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola”, lembrou, ao Memória Globo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES