Cardiologista revela 5 sinais de ataque cardíaco para ligar o alerta

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil e no mundo

Alguns sinais de doenças cardiovasculares podem ser um alerta para procurar ajuda médica | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil e no mundo. Dados do  Instituto Nacional de Cardiologia mostram que, de 2017 a 2021, essas doenças causaram mais de  7 milhões de mortes no país. A nível mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), elas são responsáveis por 32% dos óbitos.

O professor de cardiologia da BHF John Wheatley no Centro de Excelência em Pesquisa BHF da Universidade de Edimburgo no Reino Unido, David Newby, lista 10 sintomas que podem indicar problemas cardiovasculares e que devem servir de sinal de alerta para que a pessoa procure ajuda médica.

Dor no peito

Esse é um dos sintomas mais conhecidos de infarto do miocárdio, no entanto muitas pessoas não têm consciência da sua gravidade. “Se um mal-estar acompanhado de dor torácica ocorrer, acione imediatamente os serviços de emergência. Um infarto pode se manifestar como uma sensação de compressão ou peso no peito, frequentemente comparado à pressão de um elefante ou à sensação de um cinto apertando o peito”, aconselha Newby. 

Mal-estar

Nem todo mal-estar com náusea é indicativo de infarto, mas se isso vier acompanhado de dor, pode ser um sinal de alerta, segundo o médico. “Se uma dor significativa no peito ocorre em repouso, associada a náuseas, é o momento de acionar uma ambulância”, disse. No caso de mal-estar e desconfortos menores, a orientação médica através do serviço de saúde é apropriada.

Desconforto gástrico ou indigestão

O cardiologista explica que caso se sinta uma sensação parecida à da indigestão ou semelhante a uma ardência no peito ou abdome pode ser o indicativo de um problema cardíaco em curso. “O esôfago e o estômago estão muito próximos ao coração, tornando desafiador para médicos e pacientes diferenciarem uma dor cardíaca de uma gastrointestinal. Em casos de dúvida, consultar um serviço de orientação médica é válido, embora não haja regras universais”, aconselha.

Dor no braço

Outro possível sinal de alerta é o desconforto no braço. “Se o desconforto se estende pelo braço, principalmente o esquerdo, ou pelo pescoço, é provável que esteja correlacionado ao coração. Se persistir ou se já se tem conhecimento de condições cardíacas e o uso de trinitrato de glicerila não surtir efeito, é vital buscar ajuda médica urgente. Acione uma ambulância imediatamente.”

Sensação de estrangulamento

Essa sensação de asfixia ou estrangulamento também deve ligar o alerta do paciente para que ele busque avaliação médica. “‘Angina’ se traduz como ‘asfixia’, podendo se manifestar como um aperto ou dor ascendendo pela garganta, descrito como uma sensação de ‘estrangulamento’”. Caso persista e não haja diagnóstico cardíaco prévio, uma consulta ao serviço de saúde é apropriada. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES