Ceia sem exageros: nutricionista revela melhores opções de pratos

Na ceia de Natal é comum que haja fartura de comida e é difícil resistir a todas as delícias desse período, mas é possível montar um prato mais saudável

É possível montar um prato saudável na ceia de Natal | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As ceias de Natal e Ano Novo estão chegando e, com elas, muita comida, fartura e confraternização entre amigos e família. No entanto, é importante se atentar à alimentação no período, evitando, assim, uma mudança repentina na rotina alimentar. Conforme a nutricionista Francyne Silva Fernandez, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Caiçara, gerenciada pelo CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, é possível aproveitar uma celebração saborosa, com opções saudáveis.

Francyne destaca que alimentar a ideia de que é possível compensar os exageros não é o mais indicado, devido aos prejuízos momentâneas que o exagero causa. “Comer em excesso, mesmo em um curto período, pode causar uma série de problemas e desconfortos gastrointestinais, como azia, enjoo, dor e dilatação abdominal”, disse

Além disso, afirma a profissional, atrapalha o processo de fome e saciedade e, mais a longo prazo, pode desencadear colesterol alto e/ou diabetes. “É importante manter a alimentação saudável, inclusive nas comemorações de fim de ano. A alimentação tem que se manter de forma natural e normal, como de costume. É preciso tratar as ceias de Natal e Ano Novo como um jantar do dia a dia”, ressalta.

Consumo equilibrado

Outra recomendação da especialista é manter a atenção plena durante a alimentação, para um consumo equilibrado. “É fundamental comer devagar, mastigar bem os alimentos, sentir a textura de cada alimento, o sabor e olhar e sentir o cheiro. Tudo isso faz com que a gente coma menos, pois a atenção está totalmente voltada para o prato que está sendo consumido”, complementa.

Francyne também sugere uma entrada com nozes, castanhas, amendoim, pistache e amêndoa, oleaginosas típicas desta época do ano. Para o prato principal, uma montagem com folhas, legumes, proteínas como peixe e frango, carboidratos com baixo índice glicêmico (arroz integral, milho, inhame, por exemplo) e leguminosas (lentilha, grão de bico etc.). E, para a sobremesa, frutas. “Priorizar preparações caseiras, feitas com ingredientes naturais, temperos frescos e não industrializados também é uma boa pedida.”

Em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, a nutricionista aconselha que seja intercalado com um copo de água, para manter o corpo hidratado e evitar a ressaca no dia seguinte. Também é possível trocar o álcool e o refrigerante por água aromatizada e sucos naturais. Porém, caso não seja possível se controlar, o conselho da especialista é voltar o quanto antes para a alimentação rotineira. “Adequar o nível de água, retomar a rotina de horários para as refeições, treinos e sono são medidas necessárias para que o corpo volte ao seu estado normal”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES