Chá de cidreira é calmante? Conheça os benefícios da bebida

A cidreira pode ser utilizada de diversas formas, mas a mais popular é o chá

Chá de cidreira tem propriedades calmantes | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chá de erva-cidreira, fonte de componentes calmantes e nutritivos, é usado desde a Idade Média por seus benefícios terapêuticos e medicinais. A cidreira, originária de algumas regiões da Europa e da Ásia, pode ser utilizada de diversas formas, mas a mais popular é o chá. Mas, afinal, o chá de erva-cidreira acalma mesmo? E quais seus benefícios?

A erva-cidreira é rica em minerais como cobre, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês e potássio. No século X, ela era usada pelos árabes para combater a melancolia e o mau humor. Já os gregos a chamavam de "erva do mel de abelha" e difundiam o chá por todo a a Europa. Mas é necessário entender melhor de que forma essa erva naturalmente adocicada e de sabor marcante pode melhorar o bem-estar das pessoas.

A nutricionista Tais Rodrigues explica, ao Eu Atleta, que a erva, quando feita em forma de chá pode sim ser usada como calmante, além de ser capaz de aliviar quadros leves de ansiedade e insônia. Isso porque, segundo a profissional, a cidreira tem alguns compostos fenólicos em sua estrutura, como ácido rosmarínico, que é responsável por estimular a produção de neurotransmissores ligados ao bem-estar e ao relaxamento.

“Consumir o chá à noite é uma boa opção, pois apresenta respostas em melhorias de sintomas como insônia. Ao contrário de diversos outros chás, não tem cafeína em sua composição”, comenta Tais. Para que os efeitos sejam ainda melhores, a nutricionista aconselha que o chá seja tomada de 30 a 40 minutos antes de ir pra cama, por pelo menos duas semanas. Isso trará uma melhora na qualidade do sono.

Controle da ansiedade

O chá de erva-cidreira tem ação tranquilizante, isso ajuda a diminuir os níveis de estresse e ansiedade, ao promover o relaxamento dos órgãos, músculos e pele. “Algumas pesquisas apontam a erva como sedativo natural sobre o sistema nervoso central, e os aromaterapeutas recomendam seu óleo essencial para depressão, ansiedade, dor de cabeça nervosa e insônia”, afirma Tais.

Problemas digestivos e gastrointestinais

A bebida também ajuda o sistema digestivo. Tomar uma xícara de chá cerca de 20 minutos após o almoço ou jantar ajuda a melhorar a digestão, principalmente se a bebida estiver morna ou quente. O chá de erva-cidreira também ajuda quem sofre de alterações digestivas, como gases, quando se está preocupado e ansioso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES